Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro estão este sábado em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em relação à exposição à radiação ultravioleta (UV), o risco é ‘Muito Alto’, segundo a mesma instituição.

Risco de incêndio

De acordo com as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio os concelhos de Sernancelhe e Moimenta (Viseu), Sabugal e Guarda (Guarda), Fundão e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Loulé e São Brás de Alportel (Algarve).

Em risco ‘Elevado’, o segundo mais alto, estarão dezenas de concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Exposição à radiação ultravioleta

O instituto colocou em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta e Angra do Heroísmo.

Santa Cruz (ilha das Flores) está com níveis ‘Altos’ e Ponta Delgada apresenta risco ‘Moderado’ de exposição à radiação UV.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ e ‘Alto’, os especialistas recomendam o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Temperaturas

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para este sábado céu pouco nublado ou limpo, num dia em que a temperatura máxima será de 33 ºC e as cidades mais quentes serão Évora, Beja e Castelo Branco. Lisboa chegará aos 25 ºC, Porto aos 26 ºC e Faro aos 29 ºC.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, haverá períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do cabo Mondego e no interior do Alentejo. Durante a tarde, o IPMA prevê um aumento temporário da nebulosidade em alguns locais do interior. O vento será fraco a moderado, com uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro, mas sem quaisquer alertas para o calor.