Não é um manto da invisibilidade ao estilo da personagem Harry Potter, mas está lá perto. O “The Issue”, tal como foi batizado, é o item do momento e a nova sensação de Hollywood. Em causa está um lenço com um padrão apelativo que consegue, preto no branco, estragar as fotografias dos paparazzi assim que o flash é disparado. O lenço é composto por cristais capazes de refletir a luz, pelo que uma pessoa, quando a usar esta peça de roupa, desaparece imediatamente diante da câmara fotográfica. É ver para crer.
A ideia é da autoria de Saif Siddiqui, de apenas 28 anos, que segundo o jornal espanhol ABC dedicou anos a esta invenção, depois de perceber, em 2009, que os refletores das bicicletas conseguiam arruinar as fotografias que tirava entre amigos. O esforço parece estar a compensar e até ao momento são muitas as celebridades que têm aparecido em público com os lenços padronizados ao pescoço ou em cima da cabeça, tal como a atriz Cameron Diaz ou a socialite Paris Hilton. Mas parece que também os comuns mortais estão interessados no produto…
The beautiful @ParisHilton with the 1st antiflash scarf! Black out pics when flash is used. https://t.co/Aub41g3xY7 pic.twitter.com/yYhoBIONgk
— Saif Siddiqui ISHU (@Saif_SDQ) April 28, 2016
ISHU ANTI FLASH PHONE CASES ARE HERE!!!! Get yours! https://t.co/Aub41g3xY7 pic.twitter.com/z8rz1FRoU5
— Saif Siddiqui ISHU (@Saif_SDQ) July 1, 2016
Uma viagem rápida ao site do projeto deixa perceber que o jovem inventor quer restaurar a noção de privacidade, desejando que, numa era em que as redes sociais são cada vez mais omnipresentes, todas as pessoas possam conservar e controlar cada vez mais a sua intimidade.
Escreve a Condé Nast Traveler que, de momento, os lenços (a partir de 340 euros) estão esgotados e apenas estarão novamente à venda no mês de agosto. Até lá é possível namorar, ou mesmo comprar, as capas para telemóveis ou as gravatas disponíveis no endereço online, sempre com o mesmo padrão.