Com o lançamento do novo iPhone cada vez mais próximo, multiplicam-se os utilizadores que se queixam de uma anomalia nos modelos 6 e 6 Plus. Segundo a iFix, uma empresa de reparação norte-americana sediada na Califórnia, nos últimos meses muitos aparelhos têm sido enviados para reparação devido a uma faixa cinzenta no topo do ecrã que, em muitos casos, não responde ao toque. O problema até já tem um nome: “doença do toque” (“touch disease”).

Num post publicado no seu site, a iFix explica que o problema não está nos ecrãs em si, mas nos dois chips do smartphone que controlam o touchscreen e que interpretam o toque. Por esse motivo, substituir os ecrãs não adianta de nada — mais tarde ou mais cedo, a mesma faixa vai voltar a aparecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A “doença do toque” pode estar relacionada com o mesmo erro de design estrutural que fez com que muitos iPhones 6 e 6 Plus ficassem deformados. De acordo com o Mashable, nos modelos 6 e 6 Plus, a Apple decidiu posicionar os chips de maneira diferente. Em vez de um preenchimento de um “escudo de metal” para assegurar que não saem do lugar, a empresa decidiu usar apenas um autocolante.

Os iPhones 6S e 6S Plus não apresentam este problema porque os seus chips foram colocados noutra zona, o que faz com que estejam mais protegidos.

É impossível determinar o número de smarphones com este erro, mas os técnicos garantem que o problema é muito comum. Jami Odeah, de Nova Orleães, disse à iFix que tem reparado cerca de 100 iPhones 6 e 6 Plus todos os meses. Cerca de metade dos iPhones que têm sido enviados para Michael Huie, da microsoldering.com, têm apresentado a mesma anomalia.

Jason Villmer, dono da STS Telecom, uma empresa de reparação do Missouri, garantiu à iFix que o problema está “muito difundido”. Na opinião do especialista, todos os iPhones 6 e 6 Plus têm o mesmo problema. “São como bombas relógios à espera que isso aconteça“, frisou.