O secretário de Estado do Emprego congratulou-se hoje com a redução da taxa de desemprego para os 11,1% em julho, segundo a estimativa provisória do INE, garantindo que o Governo mantém um “acompanhamento atento” da evolução do mercado de trabalho.

“É mais um indicador positivo a somar aos vários indicadores que temos tido nos últimos meses, quer dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), quer do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Estamos com 10,8% [de taxa de desemprego] trimestral, temos uma trajetória de melhoria que é clara no mercado de trabalho, o desemprego do IEFP no último mês também é o nível mais baixo dos últimos sete anos e estes dados vêm confirmar a tendência dos últimos meses”, disse Miguel Cabrita à agência Lusa.

De acordo com a estimativa provisória do INE hoje divulgada, a taxa de desemprego situou-se em julho nos 11,1%, idêntica à de junho, e houve uma revisão em baixa dos valores de junho para 11,1%, face à estimativa inicial de 11,2%.

De acordo com Miguel Cabrita, e apesar de se tratar de uma estimativa, “desde janeiro, este é, nos últimos anos, o ano em que houve mais criação de emprego”, com cerca de 76 mil empregos criados entre janeiro e julho, “o que compara com valores bastante inferiores em anos anteriores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando comparamos com o mês homólogo, o desemprego diminuiu em 61 mil pessoas na estimativa e o emprego aumentou 65 mil pessoas”, evidenciou o membro do Governo, que se congratulou com os sinais que apontam para “uma recuperação do lado da criação de emprego”.

No entanto, e apesar da melhoria verificada, segundo o INE, o Governo mantém um “acompanhamento atento” do mercado de trabalho, que continua a necessitar de medidas que promovam o emprego.

“Não podemos perder a noção de que apesar de todas as melhorias e dos progressos que têm existido também do lado da criação de emprego, temos de continuar a acompanhar atentamente estes dados até porque os níveis de desemprego que ainda temos atingem muitos jovens e desempregados de longa duração”, considerou Miguel Cabrita.

Segundo o INE, a estimativa provisória da população desempregada em julho foi de 567,3 mil pessoas (mais 0,3% face ao valor definitivo de junho) e a da população empregada correspondeu a 4.558,0 mil pessoas (um aumento de 0,2%).

A estimativa definitiva da população desempregada de junho situou-se em 565,5 mil pessoas, o que significa uma redução de 1,3% em relação ao mês anterior (menos 7,3 mil pessoas), enquanto a população empregada se situou nas 4.548,4 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,5% face ao mês anterior (mais 20,8 mil pessoas).