É o confronto que faltava. Num teste de aceleração entre o Tesla Model S 100D e o Porsche 911 Turbo S, qual será o mais rápido? O duelo está à partida equilibrado, pois se o 100D anuncia 2,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o Porsche não anda longe com os seus 3,3 segundos. Só que desta vez, a prova de aceleração é até aos 400 metros, o que permite a veículos com este nível de potência atingir valores próximos dos 200 km/h. E, para complicar ainda mais as previsões, o desportivo alemão surgiu neste confronto com um kit de transformação que lhe conferia mais 70 cv, o que o deve aproximar – ou mesmo bater – do seu rival americano.

O confronto decorreu numa pista de dragsters nos EUA. Em causa estava saber quem seria o mais veloz a cumprir o quarto de milha, um tipo de prova de arranque muito à americana. Em representação da Tesla estava um Model S 100D, mas não um dos mais recentes, uma vez que era anterior ao restyling de que o modelo foi alvo. Do outro estava um 911 Turbo S de 2011, que originalmente possuía 530 cv, mas que aqui via a sua potência elevada para 600 cv. O 100D, pelo seu lado, estava equipado com um motor eléctrico com 510 cv atrás e outro de 263 cv à frente, mas que de forma contínua não usufrui do somatório da potência.

É claro que é algo desequilibrado este comparativo entre uma berlina familiar, com muito espaço para malas e um habitáculo capaz de alojar cinco adultos – na realidade até acomoda cinco adultos mais duas crianças, sentadas viradas para trás, em dois bancos extra que se podem colocar na bagageira – e um superdesportivo com apenas dois lugares (os dois traseiros são bem piores do que os 6º e 7º do Model S) e com uma mala quase virtual.

Outra vantagem para o carro alemão reside no baixo peso, pois ao ser mais pequeno e sem necessidade de transportar baterias, pesa apenas 1.690 kg, contra quase 2,2 toneladas do Model S. Para terminar, o Turbo S está equipado com launch control, sistema que lhe optimiza os arranques, mas que não se deve repetir frequentemente para não deteriorar a embraiagem.

Terminadas as considerações sobre os dois modelos em confronto, é altura de passar ao que verdadeiramente interessa: ver o vídeo. Mas antes faça a sua aposta e preveja quem será o vencedor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR