Exercício Físico

Porque ganhamos peso quando fazemos exercício físico?

153

Pode parecer contraditório queimar calorias e ainda assim acabar por engordar, mas a verdade é que acontece e a resposta está nos “efeitos secundários” da atividade física.

Se tem um estilo de vida sedentário, é provável que correr lhe abra o apetite.

Getty Images/iStockphoto

Autor
  • Carolina Santos

Desengane-se quem pensa que pode comer o que quiser durante a época natalícia após um ano ou mais sem se mexer, fazer uma resolução de ano novo que passa por começar a fazer exercício religiosamente, cumpri-la criteriosamente e, por isso, ver o peso adquirido à custa de horas de deglutição de azevias e rabanadas desaparecer.

Segundo um estudo sobre atividade física, as pessoas com um estilo de vida sedentário perdem muito menos peso do que seria esperado, tendo em conta a quantidade de calorias gastas, assim que se iniciam no mundo do exercício físico. Em declarações dadas ao New York Times no final de novembro, Eric Ravussin, professor na Pennington Biomedical Research Center, diz mesmo que o exercício por si só tem pouca utilidade na perda de peso.

E porquê? Porque suar a camisola abre o apetite. Quando alguém inicia uma nova rotina de treino o seu organismo começa a bombear elevados níveis de hormonas que aumentam o apetite e tudo piora se fizer exercícios aeróbicos. Andar de bicicleta, nadar ou andar vão fazê-lo sentir muita fome e vai acabar por ingerir as mesmas calorias (ou mais) do que as que perdeu. É uma questão de fazer as contas: se andar 30 minutos vai perder cerca de 100 calorias, e se beber um batido logo a seguir vai ingerir o dobro ou o triplo.

,

(Foto: Getty Images)

A juntar ao apetite desenfreado, está a falta de atividade nos dias em que pratica atividade física. Chama-se “inatividade compensatória” e passa por mexer-se menos nos dias em que fez exercício, uma espécie de “estou muito cansado e mereço ficar no sofá porque hoje já corri uma hora”, o que leva a que queime menos calorias.

Resumindo, começar a fazer exercício físico pode na verdade fazê-lo comer mais, mexer-se menos, ingerir mais calorias e ganhar peso (e não estamos a falar daquele associado ao desenvolvimento dos músculos). A solução? Fazer exercício, sim, mas controlar aquilo que come com um plano de alimentação saudável.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Família

Bons pais fazem asneiras de 8h em 8h

Laurinda Alves

Acrescentar a família com mais filhos sim, mas sem pensar demais, sem perder muito tempo, para não perder também a oportunidade e, sobretudo, para não ceder a argumentos acessórios, longe do essencial

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site