A duas semanas de sair da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garante que irá “apoiar publicamente” um plano de saúde da administração Trump caso este seja “mais barato, tenha maior cobertura e mais qualidade que o Obamacare”. Em entrevista à Vox esta sexta-feira, sobre o sistema de saúde que foi uma das bandeiras do seu mandato acrescentou: “Mas preciso de o ver primeiro! Não é pedir muito.”

Obama revelou que na conversa que teve com o presidente eleito Donald Trump deu-lhe precisamente essa garantia: “Forme a sua equipa e apresente-me uma alternativa que — se for melhor que o Obamacare — eu e muitos democratas vamos certamente apoiar.” O presidente cessante diz que é um erro para o país “revogar o Obamacare antes de haver uma alternativa.”

O presidente democrata diz que se os republicanos arranjarem uma alternativa melhor ele dirá: “Ótimo. Porque não me disseram em 2009“. Mas logo acrescentou: “Suspeito que não tenham esse plano”. Caso se engane, garante que será o primeiro a apoiar um melhor plano.

Porque não apoiaria eu um plano melhor? Por causa do meu legado? O que me importa é melhores cuidados de saúde para mais americanos. Lembrem-se, nem fui eu que pus o nome ao Obamacare. Eles é que quiseram personalizar.”

Obama disse ainda que há senadores republicanos contra a ideia de revogar o Obamacare sem alternativa. Esta sexta-feira, o senador republicano do Arkansas Tom Cotton tinha, precisamente, defendido na CNN que para “revogar o Obamacare, é preciso termos uma alternativa que o substitua”.

Essa é uma alternativa que Obama não vê no horizonte. “Porque não dizem: este é o nosso plano. E o comparam lado-a-lado com o Obamacare?”, questiona. Garantiu, várias vezes ao longo da entrevista, que apoia uma alternativa republicana desde que especialistas independentes o avaliem e considerem melhor que o que tem defendido ao longo do seu mandato.

Obama destacou ainda várias cartas que recebeu de pessoas que usufruem do Obamacare que lhe escreveram a dizer que plano lhes “salvou a vida”, “salvou a conta bancária” ou “ajudou a detetar e curar o cancro do meu fiho a tempo”. Para o presidente norte-americano “é este o sucesso da lei.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR