Se, no supermercado, vagueia pelos produtos de cosmética à procura de rótulos anti aging fique a saber que, para prolongar a sua juventude e combater o envelhecimento das células do corpo, está no corredor errado. É na fruta, sementes e cereais que encontra alimentos com propriedades anti-inflamatórias fundamentais para lutar contra a pele sem elasticidade e as rugas. A melhor parte? Também causam uma significativa perda de peso, adiantam os especialistas Alexandra Vasconcelos e Nicholas Perricone nas suas novas obras anti-idade — A Dieta Anti-Idade e O Segredo Para Se Manter Jovem e Saudável, respetivamente.

Não precisamos de envelhecer como os nossos pais. Podemos manter a vitalidade e a boa aparência. A cirurgia plástica não é o único meio de deter o envelhecimento. Com os cuidados adequados, podemos ter uma pele fabulosa aos 40, 50, 60 anos e mais”, escreve o nutricionista Nicholas Perricone no livro A Dieta Anti-Idade.

“A Dieta Anti-Idade” custa 16,5€ e foi publicado pela Matéria-Prima Edições e “O Segredo Para Se Manter Jovem e Saudável” custa 19,50€ e foi publicado pela Manuscrito.

Com ajuda dos dois especialistas, o Observador elaborou uma lista dos alimentos que deve ingerir diariamente para retardar o envelhecimento, ganhar saúde e regular o peso:

Açaí

O açaí apresenta uma notável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro. Em A Dieta Anti-Idade, Nicolas Perricone apresenta-o como um dos 10 superalimentos no combate ao envelhecimento e na promoção da saúde global devido ao seu excelente perfil em ácidos gordos, aminoácidos e anti-inflamatórios. “Uma das qualidades que mais aprecio no açaí é o facto de uma só baga fornecer proteína da melhor qualidade, gordura saudável e antioxidantes poderosos”, escreve no novo livro. A polpa do açaí ainda contém uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibra dietética e fitoesteróis, para assegurarem a saúde do sistema cardiovascular e digestivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maçã

Esta possui uma grande variedade de fitonutrientes anti-inflamatórios e anti cancerígenos. A maçã poderá desempenhar um papel preponderante tanto na redução do risco de uma variedade de doenças crónicas como na manutenção de um estilo de vida saudável. “É associada, de forma consistente, a um risco diminuído de cancro, doença cardíaca, asma e diabetes de tipo 2, mesmo em comparação com outra fruta e vegetais e diferentes fontes de flavonóides. “O seu consumo está também positivamente correlacionado com uma melhor função pulmonar e um aumento da perda de peso.”

Pera

A pera é da família da maçã e também apresenta vários benefícios para a saúde como a proteção contra a degeneração macular, a principal causa de perda de visão nos adultos mais velhos. Para além disso, a pera contém muita vitamina C e cobre, nutrientes antioxidantes que previnem os danos provocados pelos radicais livres nas células. Já as fibras do fruto reduzem o colesterol e misturam-se nos químicos causadores de cancro, impedindo-os de danificar as células do órgão.

É na fruta que encontra alimentos com propriedades anti-inflamatórias fundamentais para lutar contra a pele sem elasticidade e as ruga. (foto: iStock)

Pevide de abóbora

Adicionar frutos gordos e sementes à dieta diária vai reduzir os sinais de envelhecimento (como rugas e pele flácida) e ainda diminuir o risco de cancro, doença cardíaca e diabetes. A pevide de abóbora, por exemplo, contém químicos denominados cucurbitacinas que ajudam a impedir o corpo de converter a testosterona numa forma mais potente da hormona, a di-hidrotestosterona. A inibição desta conversão reduz a produção de células da próstata, evitando o seu aumento. A pevide também tem zinco, que mantém a pele limpa e defende os ossos da osteoporose.

Espinafres

O espinafre (e a couve) são vegetais de folha verde-escura ricos em poderosos antioxidantes, como a luteína, que em conjunto com os carotenóides contribuem para proteger os nossos olhos da degeneração macular e das cataratas, da doença cardíaca e de outros problemas relacionados com a idade. Ah, e também são muito pobres em hidratos de carbono digeríveis, muito ricos em fibra que não só nos faz sentir saciados mais depressa e por mais tempo como modera o impacto do açúcar trazido pelos alimentos doces.

Canela

Segundo a farmacêutica, naturopata e terapeuta Alexandra Vasconcelos no seu novo livro O Segredo Para Se Manter Jovem e Saudável, a canela tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes melhoram os efeitos estabilizadores de insulina no açúcar no sangue e retardam os efeitos da doença Alzheimer. Para além disso, é benéfica na prevenção do cancro e melhora os ciclos menstruais.

Use e abuse da canela porque melhora os efeitos estabilizadores de insulina no açúcar no sangue. (foto: iStock)

Cacau

Graças ao seu forte poder antioxidade, o cacau melhora a função cardiovascular, a carga cardíaca em consequência do envelhecimento das artérias, baixa os valores de pressão arterial e incrementa a vasodilatação. Já para não falar que a manteiga de cacau é uma gordura saudável para o coração, porque não faz subir os níveis de colesterol no sangue e contém uma grande variedade de ácidos gordos saudáveis.

Romã

Aponte: a romã é uma fruta que contém princípios ativos capazes de travarem a proliferação de células cancerígenas. Está repleta de propriedades (antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes) que, para além de prevenir o envelhecimento das células, previne doenças cardiovasculares, diabetes, infeções bacterianas e doenças degenerativas.

Chá verde

Como um poderoso antioxidante e desintoxicante, ativa as enzimas hepáticas envolvidas na desintoxicação do organismo e tem uma ação anti aging. O chá verde também ajuda na apoptose celular (morte das células cancerígenas) e ajuda na diminuição do colesterol. Alexandra Vasconcelos enumera outras: reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos, previne glaucomas e controla a tensão arterial.

Entre os pontos fortes do chá verde destaca-se a redução do risco de formação de coágulos sanguíneos. (foto: iStock)

Trigo sarraceno

O trigo sarraceno é incrivelmente nutritivo e oferece propriedades singulares que o tornam num grande aliado contra o envelhecimento. É mineralizante e alcalinizante, reduz a fadiga e devolve a energia. Já as proteínas do trigo sarraceno inibem parcialmente a enzima que estreita os vasos sanguíneos, evitando equimoses e edemas. Como ainda tem pouca gordura, torna-se um valioso protetor do coração, rico em compostos de hidrato de carbono, que reduzem os níveis de açúcar no sangue.