Há mais de 40 anos, Lelouch surpreendeu o mundo, na sua curta-metragem “C’était un Rendez-Vous”, com uma condução a uma velocidade proibitiva e ilegal através das ruas da capital francesa. À época, o realizador francês montou uma câmara no pára-choques da frente de um Mercedes 450 SEL 6.9, cujas suspensões pneumáticas conferiam uma maior estabilidade às filmagens.

Sem autorização das autoridades e sem qualquer medida de segurança, Claude Lalouch contratou um condutor profissional, duplo de cinema, para atingir 200 km/h nas avenidas parisienses com o imponente veículo, com mais de 5 metros e 1.900 kg de peso, animado por um não menos impressionante V8 com 6.834 cc, capaz de fornecer 290 cv e atingir um máximo de 225 km/h. E, para acrescentar emoção, dobrou o som do Mercedes, utilizando em seu lugar o ruído de um V12 da Ferrari.

Agora, 40 anos depois, a Ford decidiu democratizar as sensações dos espectadores da curta-metragem, permitindo que qualquer indivíduo, fã ou não da marca, se delicie com a possibilidade de andar a fundo pela Cidade Luz, sem contudo ter os polícias à perna e arriscar uns tempos de prisão. Para tal, e depois de devidamente autorizada pelos gendarmes locais e com todas as condições de segurança, equipou um Mustang GT com uma câmara 360º e refez o “C’était un Rendez-Vous”, que denominou “ReRendez-Vous”.

Como algumas das ruas do filme de 1976 já não existem, foi necessário encontrar um percurso alternativo em alguns locais, mas a sensações estão lá todas, com a câmara de 360º a incrementar a sensação de velocidade e a permitir ver Paris de uma forma diferente. E mais rápida. As sensações podem ser suas, mesmo sentado na sala. Basta fazer play.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 8RzK3meN]

E se desejar ver um documentário sobre a curta-metragem de 1976 e o seu realizador, pode clicar aqui.

[jwplatform lMH4migq]