O Instagram anunciou esta quarta-feira que ultrapassou um milhão de anunciantes, um número que o vice-presidente da empresa para a área de negócios, James Quarles, considera um “marco histórico”, cita a agência Reuters.

O salto foi, de facto, grande: há apenas um ano, a rede social tinha 200 mil anunciantes. A subida foi alimentada, de acordo com a Forbes, pelo número crescente de pequenos negócios que usam a plataforma e o sistema de “publicação patrocinada” para alavancar os negócios, provenientes sobretudo dos Estados Unidos, Brasil, Rússia, Indonésia e Reino Unido.

A rede social de partilha de fotografias, atualmente com 600 milhões de utilizadores, foi comprada em 2012 pelo Facebook por mil milhões de dólares. Este ano, esperam atingir um volume de receitas de 3,64 mil milhões de dólares.

O algoritmo do Instagram tem vindo a mudar ao longo do tempo, à semelhança do que se verificou com o Facebook e com o Twitter. A ordem cronológica foi progressivamente substituída por um feed com “conteúdo relevante“, uma fórmula que altera a prioridade dos posts.

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Nesse novo alinhamento, passámos a ver publicidade, cujo valor é adaptado ao alcance que se pretende, à semelhança do que acontece no Facebook. O preço de um post patrocinado pode ir das poucas dezenas às centenas de euros.

O volume de clientes e de negócio do Instagram foi alimentado pela elevada notoriedade da rede social, e também pelo facto de estar entre as mais usadas pelos jovens, o que a torna um atrativo importante para as marcas.

O Instagram é a quarta rede social mais utilizada no mundo, com 600 milhões de utilizadores. O Facebook lidera a tabela com 1,18 mil milhões, o WhatsApp e o Messenger com mil milhões cada, o Tumblr na 5ª posição com 550 milhões, seguido do Twitter com 317 milhões, o Snapchat com 300 milhões e o LinkedIn com 106 milhões.

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