Ford

Test-drives do futuro serão… no seu sofá

Não admite sequer a ideia de comprar um carro, sem antes fazer o tradicional "test-drive"? Então, o melhor mesmo será começar a encarar as coisas sob um prisma diferente - o da realidade virtual.

Segundo a Ford, com a realidade virtual, abre-se um mundo de possibilidades infinitas. Será possível testar qualquer modelo da marca como, quando, onde e pelo tempo que o cliente quiser. Sem sair de casa

Autor
  • Francisco António

Numa época em que a tecnologia consegue surpreender-nos a um ritmo acelerado, a última “surpresa”, no que ao sector automóvel diz respeito, chega-nos através da chamada realidade virtual, com a Ford a prometer que, um dia, será possível testar qualquer um dos seus modelos não da forma a que estamos habituados, mas sim comodamente sentados no sofá lá de casa.

Apostada em integrar totalmente a realidade virtual nas suas práticas, desde logo no processo de desenho dos seus veículos, a marca norte-americana começa também a explorar as várias formas como esta nova tecnologia pode mudar a experiência de venda de um automóvel. Fazendo uso, por exemplo, de hologramas digitais, através dos quais as pessoas poderão interagir com todos os aspectos do produto, segundo a sua conveniência. Inclusivamente, conduzir.

“É realmente uma tela em branco. É fácil imaginar que, alguém que queira comprar um SUV, possa experimentar o carro nas dunas do deserto, sem sair do conforto de sua casa”, afirma o chefe de Experiência Digital da Ford Motor Company, Jeffrey Nowak. Acrescentando que, “da mesma forma, se estiver no mercado à procura de um carro citadino, poderá estar em casa, descontraído e em pijama, e experimentar o percurso para a escola em hora de ponta, depois de colocar as crianças na cama”.

Descrevendo o test-drive como uma espécie de crucial “primeiro encontro” para o comprador, a Ford acredita que, ao permitir que os clientes experimentem diferentes modelos, num dado momento e lugar que lhes seja mais conveniente, assim como pelo tempo que desejarem, tal ajudá-los-á a construir uma ideia muito mais clara do automóvel desejado, ainda antes de entrarem num concessionário. Sendo que, garante o fabricante, nesta experiência, o cliente poderá inclusivamente sentir o característico cheiro a novo, no seu veículo de eleição.

“Imaginamos que, um dia, o cliente poderá identificar o modelo em que está interessado, desde a cor ao revestimento exacto do seu interior, e quando e onde gostaria de o simular. Esse cenário poderá ser recriado numa base personalizada”, afirma Nowak. Para quem, com a realidade virtual, “não há limite para a profundidade dos detalhes – as possibilidades são infinitas”.

Já o responsável global das operações de Design Interior da Ford, Amko Leenarts, defende que “as pessoas decidem num espaço de três minutos se gostam ou não de um produto”. O mesmo sucedendo com um automóvel: “A partir do momento em que alguém entra no carro, cria conexões com o cheiro, a sensação das superfícies, ou o som da porta do carro a fechar.” E, conclui, “tudo isso muito poderoso”, sobretudo se os designers puderem “ajudar a criar a experiência perfeita para o cliente”.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Autárquicas 2017

Falar de André Ventura

Alexandre Homem Cristo

Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar.

Estados Unidos da América

Carta da América

João Carlos Espada

Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site