Donald Trump reagiu esta terça-feira ao aviso lançado pela Coreia do Norte. Num tweet publicado às 13 horas de Lisboa, o presidente norte-americano escreveu que “a Coreia do Norte está à procura de problemas” e disse que “seria ótimo” se a China se aliasse aos Estados Unidos da América (EUA). Caso isso não aconteça, “resolveremos o problema sem ela”.

A resposta surge depois de a Coreia do Norte dizer que poderá haver “consequências catastróficas” se os EUA continuarem com provocações perto do seu território. “Tomaremos as medidas mais duras contra os provocadores para nos defender com a poderosa força das armas”, afirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

As declarações do governo norte-coreano chegaram em resposta ao envio de um porta-aviões norte-americano para a península coreana. “Se os Estados Unidos se atreverem a optar por uma ação militar, ao clamar por um ‘ataque preventivo’ ou por ‘destruir o nosso quartel-general’”, a Coreia do Norte “está pronta para reagir perante qualquer forma de guerra” por Washington, disse a agência notícias norte-coreana, KCNA. O porta-aviões terá sido enviado por causa dos últimos testes do regime norte-coreano, que no início lançou um míssil de médio alcance para o mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cinco minutos antes deste tweet, Donald Trump escreveu que tinha conversado com o presidente chinês: “Expliquei ao Presidente da China que um acordo comercial com os Estados Unidos seria de longe melhor para eles para resolver o problema norte-coreano”.