O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique assinou esta quarta-feira com os parceiros do Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), em Maputo, um acordo para melhorar a qualidade do ensino primário em Moçambique.

O apoio resultará de uma linha de financiamento a ser disponibilizada por diversos países e organizações doadoras que incluem a Alemanha, Irlanda, Portugal, Canadá, Itália, Finlândia, bem como a Parceria Global para Educação, Banco Mundial e UNICEF.

O memorando foi rubricado pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, que classificou a ajuda como “uma garantia” de envolvimento conjunto para haver “uma educação inclusiva e de qualidade”, sublinhou, citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A ministra apontou como prioridades a melhoria das competências básicas de leitura, escrita e cálculo dos alunos e a capacitação sistemática dos gestores dos estabelecimentos de ensino.

O embaixador da Alemanha em Moçambique, Demev Wolter, representou os parceiros do FASE e considerou que os resultados devem ser “a chave para justificar a angariação de fundos para o futuro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR