Moçambique

Governo assina acordo com parceiros para melhorar ensino primário em Moçambique

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique assinou um acordo para melhorar a qualidade do ensino primário em Moçambique.

antonio silva/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique assinou esta quarta-feira com os parceiros do Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), em Maputo, um acordo para melhorar a qualidade do ensino primário em Moçambique.

O apoio resultará de uma linha de financiamento a ser disponibilizada por diversos países e organizações doadoras que incluem a Alemanha, Irlanda, Portugal, Canadá, Itália, Finlândia, bem como a Parceria Global para Educação, Banco Mundial e UNICEF.

O memorando foi rubricado pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, que classificou a ajuda como “uma garantia” de envolvimento conjunto para haver “uma educação inclusiva e de qualidade”, sublinhou, citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A ministra apontou como prioridades a melhoria das competências básicas de leitura, escrita e cálculo dos alunos e a capacitação sistemática dos gestores dos estabelecimentos de ensino.

O embaixador da Alemanha em Moçambique, Demev Wolter, representou os parceiros do FASE e considerou que os resultados devem ser “a chave para justificar a angariação de fundos para o futuro”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
CDS-PP

A moção e a censura de um país

José Pinto

A Constituição não limita o direito à censura por parte dos cidadãos. É a essa censura – e revolta indignada - que nenhum Governo pode fugir. Face à censura coletiva, a discussão da moção nada adianta

Incêndios

O fogo e o papel de Portugal

José Barbedo

Enquanto a ocorrência de fogos faz parte do ciclo natural das florestas, a escala dos incêndios que tem ocorrido ao longo das últimas duas décadas era totalmente desconhecida no passado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site