Determinada a conquistar a uma posição de destaque no domínio do automóvel eléctrico, a sul-coreana Hyundai-Kia começa a desenvolver todos os esforços no sentido de garantir, em termos de futuro, uma oferta ampla e significativa. A começar, pelo desenvolvimento daquela que será a sua primeira plataforma exclusiva para veículos eléctricos, a qual deverá estar pronta durante o próximo ano.

Ainda em desenvolvimento, a nova plataforma servirá de base, segundo o fabricante, não apenas a um vasto número de modelos, como também para diferentes gamas.

Em declarações à agência noticiosa Reuters, o vice-presidente sénior da Hyundai, Lee Ki-sang, explicou que, nomeadamente nos subcompactos e compactos, a nova plataforma contribuirá para que os novos veículos eléctricos possam anunciar autonomias de mais de 300 km com uma única carga. Prometendo ser igualmente “mais competitivos” que os rivais directos.

Ainda segundo o mesmo responsável, as expectativas do grupo Hyundai-Kia são de que os veículos eléctricos, que hoje em dia representam cerca de 1% das vendas de automóveis a nível mundial, signifiquem, em 2015, cerca de 10% do comércio automóvel.

Entretanto, e enquanto a nova plataforma não fica pronta – algo que, aliás, só deverá acontecer, na melhor das hipóteses, durante o próximo ano –, tanto a Hyundai como a Kia darão continuidade à sua já definida estratégia para os veículos eléctricos, utilizando as plataformas já conhecidas, conclui Lee Ki-sang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR