As emissões líquidas de títulos por residentes somaram 1,4 mil milhões de euros em fevereiro, impulsionadas pela emissão líquida de ações cotadas de bancos, que foi a mais elevada desde julho de 2014, divulgou esta quinta-feira o BdP.

Segundo as estatísticas de emissões de títulos de dívida e de ações do Banco de Portugal (BdP), em fevereiro a emissão líquida (emissão brutas deduzida de amortizações) de ações cotadas de bancos atingiu os 1,3 mil milhões de euros.

Nos títulos de dívida, o setor institucional das administrações públicas apresentou a maior emissão líquida positiva desde agosto de 2016, no valor de 2,3 mil milhões de euros, enquanto os bancos registaram emissões líquidas negativas de títulos de dívida de 2,3 mil milhões de euros, que foram parcialmente compensadas pelas emissões de ações.

De acordo com os dados do BdP, em fevereiro o saldo de títulos emitidos por residentes aumentou 5,1 mil milhões de euros, para 422,9 mil milhões de euros, tendo contribuído para este aumento as valorizações das ações de sociedades não financeiras e dos títulos de dívida pública em cerca de 1,8 e 1,7 mil milhões de euros, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR