No Hospital de Casais surgiram seis casos de sarampo, um deles uma adolescente que, segundo o jornal Expresso, acabou por ser transferida para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, devido a um agravamento do seu quadro clínico. A rapariga de 17 anos está agora num quarto de isolamento nos cuidados intensivos, com ventilação assistida, lê-se na notícia.

Segundo a diretora do hospital, Eduarda Reis, foi uma criança de 13 meses não vacinada que contagiou os outros cinco doentes.

“Em Cascais existiu um caso índex no dia 27 de março: uma criança de 13 meses que não estava vacinada e que deu entrada no serviço de urgência com uma forma ligeira da doença que se foi agravando”, afirmou Eduarda Reis, em declarações à TSF.

A criança, acrescentou ainda a diretora, “está bem” e já se encontra em casa. A adolescente foi contaminada quando estava “internada no serviço” e ainda continua internada. Os restantes doentes são quatro funcionários — “uns estavam vacinados e outros tinham tido a doença na infância e têm casos ligeiros da doença” — e não têm atualmente contacto com o público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eduarda Reis garantiu ainda à TSF que não existem riscos de aparecerem novas infeções.

O surto de sarampo foi confirmado no passado dia 6 de abril pelo diretor da Direção-Geral da Saúde (DGS), Francisco George. Na altura estavam confirmados seis casos.

Sarampo. Número de casos confirmados sobe para seis

Teresa Fernandes, da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, confirmou entretanto ao Expresso que tinham sido confirmados dez casos até à passada quarta-feira, sendo que a maioria são adultos que não estão vacinados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem mais de 500 casos de sarampo na Europa.

Francisco George irá fazer um ponto de situação amanhã, segunda-feira, às 18h.