Desde que apresentou o concept Mission E em 2015, que vai servir de base à berlina desportiva 100% eléctrica que a marca vai comercializar a partir de 2019, a Porsche não tem mãos a medir e isto porque os potenciais clientes estão a gostar da ideia do fabricante de desportivos reforçar a sua gama de modelos a gasolina e a gasóleo, com outros exclusivamente eléctricos.

Segundo a Automotive News, face à popularidade do Mission E, a Porsche já decidiu expandir a sua gama de carros a electricidade, ainda antes de começar a vender o primeiro que, a cumprir-se o programa, estará à venda dentro de dois anos, e que promete ser muito similar ao Mission E – provavelmente sem a abertura das portas traseiras ao contrário, da frente para trás. Esta medida será particularmente importante em mercados como o chinês, onde um ambiente quase irrespirável nas grandes cidades levou a restrições nas emissões, com tendência a tornar cada vez mais difíceis as vendas de automóveis movidos por combustíveis fósseis.

Segundo o responsável pela divisão de veículos eléctricos da marca alemã, Oliver Blume, a Porsche vai igualmente conceber versões 100% eléctricas dos Cayenne e Panamera, e isto por estar convencido que “os carros eléctricos permitem igualmente uma utilização desportiva, o que se enquadra na perfeição dentro da filosofia da marca”.

Oliver Blume

No Salão de Xangai, a Porsche expôs a nova versão híbrida plug-in do Panamera, o Turbo S E-Hybrid, que é “somente” o mais possante dos Panamera. Alia o motor 4.0 V8 da versão Turbo, com 550 cv (ligado às rodas traseiras), a um motor eléctrico de 136 cv, que transmite a sua potência às rodas anteriores.

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No total são 680 cv de prazer, sobretudo quando se acelera a fundo. Mas, como o modelo possui apenas uma bateria de 14,1 kWh de capacidade, este gozo não vai durar muito tempo, uma vez que o sistema ficará sem carga num instante. Contudo, o Turbo S E-Hybrid reivindica consumos de somente 2,5 litros, bastante menos do que os 9,4 anunciados pelo Panamera Turbo de 550 cv, exclusivamente a gasolina. É certo que os 2,5 litros de média são apenas uma miragem e apenas nos primeiros 100 km, uma vez que para os seguintes a “curta” capacidade da bateria estará próxima de zero, mas a realidade é que é igualmente uma miragem conseguir 9,4 litros com a versão a gasolina.

Bentley EXP12 Speed e6

A cerca de dois anos de iniciar a sua comercialização, o Porsche Mission E eléctrico já tem direito a um irmão, mais especificamente o Bentley EXP12 Speed e6, um descapotável de dois lugares que recorre à mesma base e que, tal como o Porsche, anuncia um pouco mais de 600 cv e uma autonomia de 500 km.