Depois das acusações e ameaças da Coreia do Norte à Austrália, Julie Bishop, a ministra dos Negócios Estrangeiros, e os ministros da Defesa da Austrália e a Nova Zelândia já reagiram às ameaças. “As ameaças da Coreia do Norte de ataques nucleares contra outras nações reforçam a necessidade do regime abandonar os programas de armas nucleares ilegais e mísseis balísticos”, comentou Julie Bishop. A ministra dos Negócios Estrangeiros alertou para o facto de o Governo da Coreia do Norte ser “uma ameaça grave para os seus vizinhos e, se não for controlado, para uma região mais ampla”, na qual inclui a Austrália.

O Governo norte-coreano devia investir no bem-estar de seus cidadãos, ao invés de investir armas de destruição em massa”, defendeu a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana.

Richard Marles também revelou alguma preocupação relativamente à ameaça de ataque nuclear. Mas o ministro da Defesa não acredita que este ataque vá acontecer, acrescentando que apoia a forma como os Estados Unidos estão a lidar com a situação. Gerry Browlee, ministro da defesa da Nova Zelândia, alertou para o facto de a Coreia do Norte ter más intenções uma vez que “tem sob comando um grande círculo de pessoas que também têm más intenções”.

A Coreia do Norte acusou a Austrália de seguir os movimentos dos Estados Unidos “cega e zelosamente”, ameaçando um ataque nuclear. “Se a Austrália persistir em seguir os movimentos dos EUA para isolar e sufocar a Coreia do Norte e continuar a ser uma brigada de choque dos EUA, este será um ato suicida ao ficar dentro do alcance de um ataque nuclear da força estratégica da Coreia do Norte”, disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores à agência de notícias estatal KCNA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR