Sete mortos e 48 feridos. É esta a contagem da noite de terror em Londres. Por detrás dos números há rostos, que se foram conhecendo à medida que a noite avançava. Turistas, polícias e um jornalista mostram que o objetivo dos “terroristas” era atacar de forma aleatória.

Um polícia da divisão de trânsito que respondeu ao primeiro alerta na London Bridge acabou por ser esfaqueado pelos atacantes. O comissário da polícia metropolitana de Londres, Mark Rowley, informou esta madrugada — sem revelar a identidade do agente — que este se encontra fora de perigo e que a família já foi informada. Um outro polícia estará com ferimentos graves, mas também fora de perigo.

Também atingido pelo ataque foi um casal de neozelandeses, Oliver Downing e Marie Bondeville. Oliver é de Christchurch, na Nova Zelândia, e foi esfaqueado no rosto, no pescoço e no estômago. As primeiras informações davam conta de que estava em coma, mas a sua irmã escreveu no Facebook que o neozelandês estará a recuperar bem após uma cirurgia de quatro horas. A sua namorada também estará ferida, e terá sido hospitalizada, mas ainda não se conhecem detalhes do seu estado de saúde.

Oliver Downing com a namorada Marie Bondeville

Sabe-se também que entre as vítimas estarão quatro cidadãos franceses, um deles em estado grave, de acordo com informações divulgadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian. Não foi divulgada, no entanto, a identidade dos feridos franceses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo e os media australianos também dão conta de uma vítima australiana. Candice Hedge, de 31 anos, estava a beber um copo com o namorado no bar do restaurante Elliot, onde trabalha. Candice já tinha acabado o seu turno quando um atacante a agarrou por trás e tentou degolá-la. A australiana, natural de Brisbane, estará fora de perigo, tendo escrito no Facebook: “Vou sobreviver. Obrigado pelas vossa preces. Amo-vos a todos”. Candice — que vivia há seis meses em Londres — já ligou aos amigos e familiares em Queensland a dizer que estava bem e que a faca não tinha atingido artérias vitais nem a traqueia, estando a recuperar depois de levar alguns pontos.

O jornalista Geoff Ho, editor da secção de Negócios do Sunday Express, é outros dos feridos nos atentados. Existem fotos do repórter a caminhar amparado por um polícia enquanto sangra pelo pescoço. O jornalista — que não estava a trabalhar — é especialista em artes marciais e foi esfaqueado após ter acudido a um segurança que tinha sido atacado por dois terroristas. Geoff estará fora de perigo, no hospital, mas ainda não consegue falar.

Foto Facebook pessoal de Geoff Ho