O projeto “Lisboa Empreende”, da Câmara Municipal de Lisboa, venceu a categoria de Melhor Administração Pública para Startups, dos Startups Europe Awards 2016, iniciativa promovida pela Comissão Europeia e considerada a “Eurovisão das Startups”. A categoria que Lisboa venceu premeia a administração pública com o melhor programa de apoio a empreendedores na sua área geográfica de influência.

Os prémios contam com o apoio do Comité das Regiões e de membros do Parlamento Europeu. Quem recebeu a distinção, das mãos do vice-presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, foi Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Quem representou a Comissão Europeia na entrega dos prémios foi o comissário português com a pasta da inovação, Carlos Moedas.

O “Lisboa Empreende” foi criado em 2013 pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com outras entidades públicas e privadas para apoiar a criação de pequenos negócios. Objetivo: proporcionar alternativas ao tradicional mercado de trabalho, investindo na criação do autoemprego.

Em quatro anos, o programa da CML ajudou a criar 90 projetos de empreendedores, dos quais 48 obtiveram financiamento e os restantes puderam desenvolver-se sem recorrerem a crédito. O “Lisboa Empreende” ajudou a criar 225 empregos e um volume de financiamento de 1,2 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR