Logo Observador
História

As 50 mentiras mais virais da História desvendadas pela Ciência

186

Einstein era excelente a matemática, o vidro não é um líquido (nem realmente um sólido) e o sexo pode mesmo fazer bem antes de praticar desporto. 50 mentiras virais explicadas pela Ciência.

Getty Images

Em tempos de “fake news”, uma infografia publicadas pelos investigadores James Kennedy, Miriam Quick, Ella Hollowood e Pearl Doughty-White vem pôr tudo em pratos limpos. O diabo pode não ser o grande gestor do inferno, em nenhum momento se falam de 72 virgens no Alcorão e não é verdade que o sexo faça mal antes da prática desportiva — na verdade, até pode melhorar tudo.

A equipa de cientistas foi em busca de 50 mentiras ou interpretações erradas dos factos que já deram tantas voltas ao mundo que estão quase enraízadas em nós. São verdadeiros vírus que minaram a nossa visão sobre o mundo, mas que agora são eliminados por informações cientificamente comprovadas que colocam todos os pontos nos is. A infografia pode ser visitada aqui, mas pode encontrar toda a verdade na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Economia

Viva o turismo

João Marques de Almeida
1.316

Os “novos aristocratas” acham que têm privilégios especiais. Passam a vida inteira a viajar, mas nunca são turistas. As massas da classe média viajam pouco, mas se o fazem são logo turistas detestados

Incêndios

Eu vivi um fogo. E vi quem são os heróis

Fernando Leal da Costa

Foi então que os vi. Os populares, como se lhes chama tantas vezes, montados em tratores e pick-ups equipados com depósitos e mangueiras. Chegam e, sem medo, atiram-se ao monstro que crepita fagulhas.