As autoridades australianas detiveram, na noite de sábado, quatro pessoas suspeitas de planear um ataque terrorista no país. De acordo com o primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, os suspeitos planeavam lançar um ataque contra um avião.

A informação foi avançada pelo próprio chefe do Governo australiano.

Houve uma operação de contra-terrorismo de grandes dimensões para impedir um plano terrorista que pretendia fazer despenhar um avião”, começou por referir Turnbull. Num momento em que a operação das autoridades policiais ainda estava em marcha, “quatro pessoas” tinham sido detidas “e uma considerável quantidade de material foi recolhida pela polícia”, indicou o governante.

Os quatro detidos foram surpreendidos em casa, todos em locais diferentes de Sidney. “A minha prioridade número um e a do Governo é a segurança de todos os australianos”, disse Turnbull. “As pessoas devem saber que as nossas forças de segurança e serviços de informações estão a trabalhar de forma incansável para manter-nos seguros”, acrescentou, numa conferência de imprensa transmitida pelas televisões do país, já este domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência da operação, as medidas de segurança nos aeroportos do país foram reforçadas, de forma preventiva. “Algumas das medidas serão óbvias para o público geral, ou não”, referiu.

Ainda sem adiantar muitas informações sobre a operação, o comissário Andrew Colin, da Polícia Federal Australiana, disse que as autoridades receberam a informação de que estava a ser planeado um ataque com recurso a “um engenho improvisado”. De acordo com o responsável da polícia, os suspeitos estariam a operar com inspiração no Estado Islâmico.

“Neste momento, não temos muita informação específica sobre o ataque”, admitiu Colin. Não se sabe o dia, hora ou local exatos em que o ataque deveria ocorrer. “No entanto, estamos a investigar a informação que indica que a indústria da aviação seria um potencial alvo deste ataque.”

Em alguns dos últimos ataques de inspiração no Daesh, os autores atuam por sua conta, sem que haja ligações fortes ao grupo fundamentalista. “Encaramos uma série de ameaças terroristas, e algumas delas são preparados por lobos solitários, que avançam de forma muito rápida sem grande aviso”, explicou Andrew Colin. Esta situação é diferente. “Noutros casos, deparamo-nos com conspirações bastante elaboradas, e este caso parece enquadrar-se nessa categoria”.

Os quatro homens detidos ainda não foram acusados de qualquer crime. De acordo com a polícia, não estão ligados à indústria da aviação.