O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a ocorrência de um sismo no continente, pelas 7h44, que se sentiu em Lisboa. O sismo teve uma magnitude de 4.3 na escala de Richter com epicentro a cerca de 4 quilómetros a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço.

Embora o IPMA refira que o sismo não foi sentido, o certo é que há vários testemunhos de residentes na Grande Lisboa que sentiram um ligeiro tremor de terra ao início da manhã, muitos deles divulgados através das redes sociais.

O sismo foi “sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada)”, adiantou o IPMA. “Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Vila Franca de Xira e na cidade de Lisboa”, refere um comunicado do IPMA atualizado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A escala de Mercalli tem 12 níveis, entre o impercetível e danos quase totais. O nível III corresponde a um sismo fraco. Segundo o IPMA, um abalo na escala III de Mercalli implica que seja sentido dentro de casa e que os objetos pendentes baloicem. “A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”, explica o instituto.

“Foi um pouco assustador. Os vidros à voltam tremeram todos, até achei que fossem partir”, disse à Lusa Daniela Cardoso, bombeira voluntária da corporação de bombeiros voluntários de Sobral de Monte Agraço. O abalo, acrescentou, foi sentido entre cinco a dez segundos.

Os bombeiros desta região confirmaram à Lusa que apesar de “muito sentido”, o tremor não originou pedidos de ajuda. Também não há registo de danos ou vítimas na sequência deste abalo que foi igualmente registado pelas entidades internacionais de controlo sísmico, nem houve pedidos de socorro feitos a serviços de emergência. O IPMA informa ainda que se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A maioria das reações no Twitter foi partilhada às primeiras horas da manhã, com muitos utilizadores a relatarem como foram acordados com o abalo de terra. Alguns comentavam a intensidade do sismo e o receio de potenciais réplicas.

https://twitter.com/rdiasilva/status/898091888120606721

https://twitter.com/Raquelfmfranco/status/898091767622508544

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até à nota 10. Um abalo entre 4.0 e 4.9 nesta escala é definido como um “tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Sismo significativo, mas com danos importantes improváveis”.

Na última terça-feira foram sentidos dois sismos – de 2.5 e 2.9 na escala de Richter – com o epicentro na mesma localização do que foi sentido hoje de manhã, por volta das 11 horas e com um intervalo de seis minutos entre si. Também não há registo de danos. Os riscos sísmicos da região de Lisboa foram explicados neste especial do Observador, publicado em setembro do ano passado, que pode reler aqui.

Se Lisboa abanar, cai como Amatrice?