Audi

Soa bem. Novo A8 tem altifalantes até no tejadilho

A pensar nos audiófilos (ainda) mais exigentes, a Audi e a Bang & Olufsen acabam de apresentar um novo sistema de som de alta-fidelidade para o novo A8, com 23 altifalantes.

Autor
  • Francisco António

Apreciada por muitos audiófilos, a conhecida parceria entre a Audi e o fabricante premium de sistemas de som Bang & Olufsen acaba de resultar em mais um produto de excepção: um novo sistema de alta-fidelidade denominado Advanced Sound System, que é composto de 23 altifalantes, espalhados pelo habitáculo -inclusive, no tejadilho.

Apresentado como a solução perfeita para ouvir no carro um concerto de música clássica, ou qualquer outro tipo de música que não tenha sido alterada com efeitos artificiais, este novo sistema distingue-se não só por apresentar uma quantidade invulgar de altifalantes, mas também por estes contarem, no seu interior, com imãs de neodímio extremamente finos, que conseguem reduzir as distorções a níveis muito baixos, garantindo assim uma sonoridade de qualidade cristalina.

Com colunas nos locais mais invulgares – entre as quais, duas no tejadilho, por cima dos lugares traseiros – como forma a garantir o efeito desejado, este novo sistema de som anuncia não somente uma potência de 1.920 watts, mas também uma nova experiência áudio 3D, graças à utilização de um processador de sinal digital. O algoritmo responsável pela distribuição da sonoridade 3D foi desenvolvido pela Audi, em colaboração com o Instituto Fraunhofer, localizado em Erlangen, na Alemanha.

A experiência sonora começa com o ligar do sistema de infoentretenimento, altura em que dois tweeters, equipados com a tecnologia Acoustic Lens, irrompem, de forma automática, do tablier, assumindo a partir daí a responsabilidade de propagar o som pelo habitáculo, numa perspectiva horizontal de 180º. Com cada um dos altifalantes a surgir equipado com o seu próprio amplificador.

Como é fácil de prever, este novo sistema permite um sem-número de configurações e personalizações, bastando para tal recorrer ao ecrã do sistema de infoentretenimento, ou então aos ecrãs disponibilizados para os lugares traseiros. Onde os passageiros poderão não só regular o volume do subwoofer de forma independente, como até mesmo seleccionar um modo “Movie” (“Cinema”), especialmente indicado para quando estiverem a assistir a um filme.

E porque ambas as companhias pretenderam que este novo equipamento fosse, efectivamente, diferente, o sistema conta com uma banda sonora de boas-vindas, que começa automaticamente a tocar assim que alguma das portas é aberta. Mas que, descansem os mais sensíveis, também pode ser desactivada…

O Advanced Sound System começou já a ser fabricado nas instalações da Audi em Neckarsulm, sendo que a entrega das primeiras unidades deverá ter lugar lá mais para o final do Outono. Primeiramente, no mercado alemão.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site