Coreia do Norte

O feitiço virou-se contra o feiticeiro? Coreia do Norte pode ter danificado zona de testes nucleares

1.330

A Coreia do Norte tem vindo a realizar vários testes nucleares nos últimos meses. E as consequências não são só internacionais: os túneis da zona onde são realizados os testes estão em risco de ruir.

O teste nuclear realizado a 3 de setembro pela Coreia do Norte — em que foi testada uma bomba de hidrogénio, a designada “Bomba H” — pode ter tido consequências negativas para o país. De acordo com especialistas em declarações à agência Reuters, é possível que Kim Jong-un não possa realizar mais testes nucleares nos próximos tempos.

Chefe nuclear norte-americano assume que Coreia do Norte testou “Bomba H” a 3 setembro

É que este teste provocou um tremor de terra de magnitude 6,3 e, por consequência, instabilidade em Punggye-ri — a zona onde são realizados os testes — que já tinha sofrido outros tremores de terras na sequência de outros testes. É, por si, uma zona que já estava “muito saturada” mas que era considerada “estável” e onde “raramente acontecia tremores de terra”, daí ter sido escolhida como base dos testes nucleares.

A explosão do teste de 3 de setembro teve tanta força que os túneis existentes no local de testes subterrâneos podem ter cedido”,disse Kim So-gu, investigador do Instituto Sismológico da Coreia do Sul.”

Vários deslizamentos de terra foram detetados na zona através de imagens de satélite. Um professor da Universidade Yonsei, em Seoul, fala mesmo em “deformação da crosta” Os investigadores alertaram ainda para o risco de poluição radioativa caso a Coreia do Norte realize mais um teste nuclear.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Catalunha

Não é independente quem quer

Jorge Pereira da Silva

No actual quadro, que Estados poderão reconhecer a Catalunha como um Estado independente? Se excluirmos porventura alguns Estados párias, a resposta é simples: nenhum. Vale a pena perceber porquê.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site