A startup portuguesa que nasceu em 2008 pelas mãos de Miguel Pina Martins vai juntar-se aos projetos financiados pelo Plano Juncker, através do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos. O acordo de financiamento com o montante de 10 milhões de euros foi alcançado entre a Science4you e o Banco Europeu de Investimento (BEI) e foi assinado esta segunda-feira. O valor vai permitir que, nos próximos quatro anos, a empresa amplie a sua fábrica em Loures e reforce a estratégia de e-commerce (comércio online).

“Foram eles [BEI] que pensaram que nós devíamos concorrer”, esclarece Miguel Pina Martins ao Observador, quando lhe perguntamos como começou este processo de financiamento. O fundador e atual presidente executivo da Science4you afirma que o desenho da proposta se iniciou em março deste ano, o documento foi submetido ao banco europeu em julho e depois aceite já no início deste mês, novembro.

“Estes processos levam novamente nove meses, acho que nós conseguimos fazer um bocadinho em menos, por isso, não posso dizer que tenha sido muito difícil”, diz o líder da Science4you.

No entanto, ainda antes de receber o incentivo da instituição europeia, Miguel Pina Martins tinha outras propostas em cima de mesa, semelhantes às que têm permitido aumentar o capital da empresa nos últimos anos: capitais de risco, portuguesas, espanholas e fora da Península Ibérica, estavam interessadas em investir na Science4you.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a preferência recaiu sobre o Plano Juncker, um mecanismo criado em 2015 pela Comissão Europeia para mobilizar financiamento, estimular o crescimento económico e a criação de emprego na União Europeia. Até junho deste ano, 15 projetos portugueses foram aprovados pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

No entanto, este acordo de financiamento com a Science4you não será um “empréstimo tradicional”. “É um misto de capital e dívida, um venture debt é a melhor forma de definir o processo: é uma entrada em que eles [Banco Europeu de Investimento] têm um contrato de financiamento, mas também têm uma entrada de capital na empresa”. Miguel Pina Martins não revelou quanto será a percentagem desta entrada de capital.

O montante de 10 milhões de euros recebidos pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos vai inserir-se num conjunto de 20 milhões de euros – a outra metade vai ser assegurada pela empresa. Este é o valor necessário, segundo o presidente, para ampliar a fábrica em Loures e assim aumentar a capacidade de produção, reforçar a estratégia de e-commerce – “acreditamos uma parte significativa das vendas no futuro vai-se fazer a partir daqui” –, apostar na contínua rede de contactos internacionais e investir no fundo de maneio (capitais permanentes e disponíveis de uma empresa) da Science4you.

Para Miguel Pina Martins, o financiamento vai permitir fazer face a alguns “problemas bons” que a empresa tem atualmente. “Hoje em dia, podemos até dizer que existe mais oportunidades [de mercado] do que capacidade de produção. Este ano, sentimos muito isso. Muitas encomendas vão ficar para trás, não por haver falta de vendas, mas porque precisamos de ampliar a fábrica”, conclui.

Brinquedos da Science4you à venda em 1800 lojas Target nos EUA

A Science4you opera em diversos mercados, desde Marrocos, Taiwan, Sérvia até grandes cadeias de retalho dos Estados Unidos, como a Target. Além dos brinquedos educativos, a empresa organiza festas de aniversário didáticas e ações de formação para crianças e adultos.