Os astros devem estar loucos. Depois da Super Lua que deu as boas vindas ao novo ano, vai haver uma Lua Azul no final de janeiro, um fenómeno raro em que a fase de Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês. Trata-se de algo mesmo muito raro: a última vez que aconteceu foi em julho de 2015. Mas é ainda mais especial porque em 2018 vai haver mais uma Lua Azul. Isso não acontecia desde 1999 e só se vai repetir em 2037.

Falando do presente. A primeira noite do ano foi marcada por uma Lua Cheia muito especial: às 22 horas de 1 de janeiro, a Lua esteve no ponto mais próximo da Terra no percurso de translação em redor do nosso planeta. O perigeu fez com que o nosso satélite natural estivesse 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, ou seja, no ponto mais distante de nós. A 31 de janeiro às 13h27, a Lua volta a estar cheia porque já terá completado o período de 29 dias e meio em redor da Terra. E ocorre então a Lua Azul.

Em alguns países, no entanto, esta Lua Azul vai ser ainda mais espantosa. Na mesma noite em que a segunda Lua Cheia do mês de janeiro ocorre, vai haver também um eclipse total deste astro porque a sombra da Terra vai tapar o nosso satélite. Esse eclipse vai ser visto em todos os sítios indicados na sombra representada na imagem aqui em baixo. Portugal não está incluída nessa zona sombreada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em março, algo muito parecido volta a acontecer: a 2 de março às 00h51, a Lua vai recomeçar um ciclo e portanto estará cheia. Só que logo no final desse mês, a 31 de março, o ciclo lunar vai terminar e a a Lua Cheia vai regressar às 12h37. Ocorre a Lua Azul de março, a segunda e última do ano. Para que tal volte a acontecer teremos de esperar 19 anos.

Um esclarecimento: a Lua Azul não é propriamente azul. É uma Lua Cheia como outra qualquer, mas só recebe esse nome especial porque representa um fenómeno que é tudo menos comum.

Os cientistas julgam que foi batizada com esse nome em 1883, quando a erupção do vulcão Krakatoa (Indonésia) lançou gases para atmosfera que fizeram com que a lua, quando estava próxima do horizonte, parecesse estar azulada. Algo semelhante aconteceu em 1980 com a erupção do Monte de Santa Helena (Estados Unidos), em 1983 com a erupção do vulcão El Chichón (México) e em 1991 com a explosão do vulcão Monte Pinatubo (Filipinas). Também há relatos de uma lua aparentemente azulada em 1951 durante um grande incêndio no Canadá: os gases libertados para a atmosfera terão feito com que, nos Estados Unidos, as pessoas vissem uma lua azulada.