A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve nove garimpeiros em Manica, centro do país, anunciou aquela força de segurança, elevando para 95 as detenções por suspeita de extração ilegal de minerais nos últimos dois meses.

O grupo constituído por moçambicanos, com idades entre 22 e 40 anos, faria exploração ilegal de ouro no distrito de Sussundenga e foi apanhado no local na quinta-feira, de acordo com informação da PRM consultada esta terça-feira pela Lusa.

Durante uma operação, motivada por denúncias da população, a polícia apreendeu 16 motobombas que seriam usadas para lavagem de ouro, bem como pás, alavancas, enxadas, picaretas e outras ferramentas usadas na extração de minerais.

Foi ainda apreendida uma quantidade não especificada de pedras semipreciosas.

A polícia já tinha apanhado 15 alegados garimpeiros ilegais no mesmo distrito, no final de novembro, e em dezembro deteve outros 71 na mesma província.

A PRM tem apelado à vigilância da população por forma a evitar roubos de recursos naturais.

Na zona de Manica há ouro e pedras preciosas, tais como turmalinas de muitas variedades, incluindo as mais raras, de cor rosa e verde, que outrora atraíram milhares de estrangeiros para a região.

O saque e o contrabando de pedras preciosos, envolvendo garimpeiros, continua a ser uma das preocupações da polícia, que luta para travar uma atividade intensa e enraizada na província de Manica, que atrai para a zona garimpeiros zimbabueanos e dos grandes lagos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR