O Pátio da Galé, em Lisboa, habitou-se durante muito tempo a ver passar modelos em trajes exuberantes, mas este fim de semana quem desfila são os vinhos e seus produtores. De 9 a 11 de fevereiro, o pátio recebe mais de 200 rótulos de duas regiões vitivinícolas praticamente vizinhas: Lisboa e Península de Setúbal.

A 4º edição de Vinhos no Pátio, produção da EV-Essência do Vinho, vai ter mais de duas centenas de vinhos à prova durante três dias num formato “informal e descontraído”, tal como se lê em nota divulgada à imprensa, além de workshops — “Provar como um Profissional”, “Vinhos para o Dia-a-Dia” — e masterclasses“Dois Tesouros de Lisboa: Vinhos de Carcavelos e Aguardente da Lourinhã” e “Setúbal e Palmela: Vinhos Brancos Muito Especiais”, a título de exemplo. Tanto os workshops como as masterclasses são de acesso gratuito, com as inscrições a serem feitas no local, mediante o número de lugares disponíveis.

Nas caves da Lourinhã nasce uma das mais famosas aguardentes do mundo

Onde há vinho também há comida, com propostas gastronómicas do restaurante Can The Can, também ele na Praça do Comércio, a estarem disponíveis para degustação (a partir de 3 euros). Falamos da tiborna de queijo de cabra, beringela, tomate confitado e pesto de manjericão, dos croquetes de polvo com mostarda, tinta de choco e mel e ainda das chamuças de atum com coulis de manga e mostarda em grão.

A entrada no evento custa apenas 3 euros, com oferta de copo oficial de provas (sexta, das 18h às 22h; sábado, das 15h às 22h; domingo, das 14h às 19h). O programa detalhado pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR