A terceira edição da Feira Feita chega este fim de semana, sábado e domingo, ao Mercado de Santa Clara, em Lisboa. A aposta volta a ser no design feito à mão e na visibilidade de uma nova geração de criativos locais. De ateliers de cerâmica contemporânea a marcas de acessórios de moda, passando pelo estacionário, ilustração e brinquedos, o evento conta com mais de 30 participantes.

“Fabricamos o que nos rodeia” é o slogan do evento. Parte dos autores e marcas presentes vão permitir aos participantes porem as mãos na massa. O calendário de workshops ocupa os dois dias. Poderá experimentar cerâmica criativa com o Sedimento, aventurar-se na tipografia com a Associação Oficina do Cego, testar as suas capacidades na encadernação com El Lanham, dar uma oportunidade ao bordado livre com a Associação dos Artesãos da Região de Lisboa ou até mesmo inscrever os mais pequenos (a partir dos 5 anos) numa aula de tecelagem criativa da pelo SLOW. Os workshops requerem inscrição prévia e o custo por pessoa varia entre os 8 e os 20 euros, já com todos os materiais incluídos.

O Mercado de Santa Clara na última edição da Feira Feita

Além destes cursos de curtíssima duração, muitos dos agentes ficarão de portas abertas, após esta edição da feira, para quem quiser continuar a aperfeiçoar a técnica. Haverá ainda bancas onde oficinas e estúdios de design vão expor as suas criações. Mazurca Nature Prints, Triciclo, JIVA Handmade, Mani in Pasta (na imagem de abertura), Serrote, Tosca Lab e HiHiHi são só uma amostra da seleção deste ano, que volta a aumentar o número de participantes. O objetivo da organização, que em outubro do ano passado contabilizou cerca de 3.000 visitantes, é diversificar e, a cada edição, apresentar novos projetos à cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Jardim Botânico”, uma das edições da Lavandaria

A Feira Feita é organizada pela Fica – Oficina Criativa em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa. Além das formações, a edição deste ano conta ainda com uma conversa curada pela revista Gerador. O ceramista Alexandre da Silva, o coletivo Lavandaria, uma micro editora, e a designer Teresa Gameiro juntam-se às 17h de domingo para responder à pergunta: “Os novos artesãos de Lisboa podem conquistar o mundo?”. Sábado promete ser um dia bom para enfeirar. Afinal, além de Feira Feita, há também Feira da Ladra.

O quê? Feira Feita
Quando? dias 14 e 15 de setembro, das 10h às 19h
Onde? Mercado de Santa Clara (Lisboa)
Quanto? Entrada gratuita (à exceção dos workshops)