771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Covas

Convidado

Artigos publicados

Descentralização

Descentralização: estado-silo e estado-plataforma

A associação entre a economia das plataformas e aplicações e a inteligência artificial conduz-nos a um mundo novo no qual o balcão do estado-silo passa para dentro do smartphone do estado-plataforma.
União Europeia

Europa 2030, uma política económica neokeynesiana

O próximo alargamento ao leste provocará uma distorção profunda na estrutura das políticas europeias. Este é o momento mais avisado para substituir as dividas nacionais por dívida pública europeia.
Sustentabilidade

A formação de cadeias de valor circulares (CVC)

E de onde vem a criatividade territorial para a formação das cadeias de valor circular? De muitas origens, tudo depende dos estímulos, por exemplo, as relações multissetoriais, a interdisciplinaridade
Paisagens

A formação de cadeias de valor circulares

O problema do desenvolvimento territorial de áreas de baixa densidade já não é tanto uma questão de dotação de recursos aí existentes, mas de organização operacional do fluxo de informação
Futuro

 Perceção do real e plurissignificado da realidade

Na cultura da representação e simulação, as atividades de composição são de tal modo extenuantes que nos deixam próximos da exaustão. No final estamos exaustos e no dia seguinte tudo recomeça de novo.
Futuro

2029, cem anos depois, a crise da prospetiva

Nada nos diz que vai eclodir em 2029 uma Grande Depressão como em 1929 mas, também, nunca tantas condições adversas estiveram tão iminentes para provocar uma grande disrupção
União Europeia

Os riscos do próximo alargamento da União Europeia

As grandes transições em curso requerem novos investimentos públicos estruturantes à escala europeia e nacional, que não se compadecem com a atual estrutura cuja configuração dura há muitas décadas.
Alterações Climáticas

As contradições do capitalismo verde

O Antropoceno deixou de ser um problema geoclimático para atormentar a vida quotidiana de cada um de nós, tal como, de resto, o capitalismo verde e as suas inúmeras novidades consumistas.
Ecologia

Economia ecológica, uma breve digressão histórica

Nestes últimos cinquenta anos os economistas e os ecologistas tudo fizeram para que os seus instrumentos de medida, a moeda e a energia, tudo pudessem medir em exclusivo.
Futuro

Antropoceno e capitalismo verde (I): Metamorfoses

O capitalismo, com as suas inúmeras metamorfoses, confunde-nos deliberadamente. O caos parece instalado mais uma vez, pois não sabemos se o futuro será uma provação ou, mesmo, uma autêntica condenação
Futuro

Sociedade colaborativa, utopia, mas não tanto

A prova real desta utopia da sociedade dos bens comuns colaborativos é promover a desindustrialização social e institucional e reduzir substancialmente as burocracias sociais que vêm do século passado
União Europeia

As regras de condicionalidade e o futuro da coesão

O PRR e o PT 2030 são a derradeira oportunidade para a modernização do tecido empresarial. Não haverá outra política de coesão com tal generosidade, pelo menos no lado ocidental da União Europeia.
Cultura

O valor acrescentado da economia criativa

Economia da reciprocidade e teoria das convenções ou contratos, este é o lema da economia criativa na gestão das cadeias de valor que juntam natureza, cultura, tecnologia e economia produtiva.
União Europeia

A Europa das Cidades e Regiões

Numa década que reúne tantos meios financeiros para o investimento, as previsões de crescimento deixam-nos um amargo de boca e não nos permitem antecipar uma correção dos desequilíbrios estruturais.
Futuro

Crise e revolução nas ciências humanas e sociais

Se o cientista social não for capaz de assegurar uma convergência estrutural das transições (climática, ecológica, demográfica, digital, socioeconómica) será um fracasso das ciências humanas e sociais
União Europeia

UE 2030, os termos da sua autonomia estratégica

Se os pedidos reiterados do Presidente Zelenski de rearmamento não foram atendidos em tempo útil desta guerra receio bem que a União Europeia seja colocada, mais uma vez, perante um dilema geopolítico
União Europeia

UE 2030: Grande Transformação à maneira de Polanyi

A dúvida que resta é a de saber se teremos uma mudança paradigmática do projeto europeu nesta década impulsionada por um fator externo de grande relevância geopolítica.
Política

A velocidade das transições e a cronopolítica

A alta velocidade das transições tira o discernimento para o combate político, mas mesmo assim estamos dependentes de uma tripla aliança entre a política, a ciência e a tecnologia, a arte e a cultura.
Regionalização

Évora, CEC 2027, uma cidade em busca de um futuro

Fica claro que Évora CEC 27 só produzirá os seus efeitos positivos se existir uma forte intensidade-rede com todos os bens e serviços que estruturarão a cidade-região CIM do Alentejo Central (CIMAC).
União Europeia

UE, entre a descarbonização e a reindustrialização

Estamos perante uma transformação tão complexa e profunda que todos os territórios estão obrigados a encontrar rapidamente o seu modus operandi e a cadência própria da sua mudança.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos