Professores

Orçamento do Estado

Professores não verão contados últimos 7 anos

3.400
Os últimos sete anos não serão tidos em conta para efeitos de progressão na carreira docente a partir de 1 de janeiro. Fenprof ameaça avançar com greves e manifestações caso Governo não recue.
Orçamento do Estado

Mais 3.500 professores nos quadros em 2018

Pelo menos mais 3.500 professores vão poder entrar nos quadros em 2018. Professores com três anos de horários anuais e completos serão obrigatoriamente integrados.
Professores

Professores ameaçam com greve a 6 de novembro

218
Mário Nogueira, da Fenprof, disse esta quinta-feira que sindicato dos professores vai avançar com uma greve parcial a partir de 6 de novembro, para acabar com o trabalho não letivo extra.
Educação

Mais professores? Só se "melhorarem os resultados"

208
A Comissão Europeia chamou a atenção para o aumento do número de professores desde 2015, que tem de "contribuir efetivamente para melhorar os resultados da Educação".
Fenprof

Fenprof rejeita faseamento nas carreiras docentes

296
A Federação Nacional dos Professores exigiu hoje o descongelamento das carreiras dos docentes de todos os graus de ensino a 1 de janeiro de 2018 e rejeitou que esta seja feita de forma faseada.
Professores

Manifestações "fazem parte da vida democrática"

118
O primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a manifestação dos professores na Praça do Município, em Lisboa, considerando que "faz parte da vida democrática".
caderno de apontamentos

Professores, os maus da fita?

1.413
Apesar das frequentes notícias de insatisfação da classe docente, apenas 4% dos professores do primeiro ciclo se declararam pouco satisfeitos com a profissão, mas 51% declararam-se muito satisfeitos.
Fenprof

Fenprof ameaça com greve parcial

131
A Fenprof vai convocar uma greve parcial a partir de 2 de novembro, se não obtiver resposta da tutela às reivindicações entregues no Ministério. A federação quer respostas até 20 de outubro.
Escolas

Contrato coletivo dos privados "não é o melhor"

A Federação Nacional da Educação defendeu que o contrato coletivo de trabalho que conseguiu para o setor privado é melhor do que deixar os trabalhadores sem qualquer proteção, mas que "não é o melhor"
Angola

55 milhões de euros gastos em professores cubanos

260
Angola vai gastar quase 55 milhões de euros com a contratação de professores cubanos para lecionar no ensino superior público do país no atual ano académico de 2017, que termina em dezembro.
António Costa

Manifestantes fazem 'espera' a Costa após comício

228
Mais de 100 enfermeiros e professores aguardaram o primeiro-ministro, António Costa, à saída de um comício na Maia queixando-se de falta de diálogo da parte do Governo.
Professores

Provedor considera concurso de professores injusto

José de Faria e Costa considera que o concurso deste ano de mobilidade interna foi inadequado e injusto para alguns professores. Contudo, defende que a sua repetição prejudicaria o arranque das aulas.
Professores

Grupo de docentes interpõe ação coletiva a listas

Um grupo de 40 professores interpôs uma ação de massas contra o Ministério da Educação, a contestar o concurso de mobilidade interna.
Professores

Professores fora dos concursos pedem respostas

Cerca de 20 professores que se dizem indevidamente excluídos dos concursos concentraram-se frente ao Ministério da Educação para exigir uma resposta rápida aos recursos interpostos.
Professores

Novo concurso em 2018 para corrigir colocações

117
Professores do quadro que se sentiram lesados com a sua colocação este ano vão ter novo concurso de mobilidade interna em 2018 para se poderem aproximar da área de residência.
Professores

Ministro não apresenta solução para professores

119
A reunião com a Federação Nacional de Educação terminou sem que o ministro Tiago Brandão Rodrigues tivesse apresentado uma "solução" para o problema dos professores que ficaram a quilómetros de casa.
Professores

Período de permutas entre professores é alargado

O período para as permutas entre docentes vai ser alargado. O ministro da Educação diz que o processo é complicado mas que está a tentar facilitar a colocação de professores.
Educação

Teimosias educativas

306
Caro Tiago Brandão Rodrigues, vamos lá desinquietar os professores para mudar horários e métodos de ensino. É aproveitar agora que os sindicatos estão amestrados e o PCP manda grevistas negociarem.
Presidente Marcelo

Marcelo envia um abraço aos professores

O Presidente da República esteve numa escola em Cascais e enviou um grande abraço aos professores. Marcelo não comentou educação, enfermeiros ou juízes.
Professores

Ministério da Educação mantém lista de colocações

O Ministério da Educação anunciou que não suspendeu a lista de colocações de professores. A Fenprof quer reunir com o ministro Tiago Brandão Rodrigues ainda esta semana.
Manifestações

Cem professores manifestam-se em Matosinhos

Cerca de 100 professores dos quadros estão hoje concentrados em frente ao centro de congressos de Matosinhos para protestar contra um concurso que consideram "injusto e ilegal".
Greve

Professores ameaçam greve se Governo não negociar

Os professores podem avançar para uma greve "caso se mantenha o autismo do Governo". O secretário-geral da Federação Nacional de Educação diz que vai expor ao ministro vários problemas identificados.
Ano Letivo

Ano letivo pode arrancar com falta de auxiliares

O ano letivo é esperado arrancar com normalidade na próxima semana, mas responsáveis do setor apontam falta de auxiliares como um dos problemas a marcar o início das atividades.
Angola

Angola. Ministério ultima acordo com professores

175
O Ministério da Educação angolano considerou que já não existem "grandes divergências" na negociação em curso com os sindicatos do setor, com um entendimento em comum a 90%.
Professores

Listas dos professores foram publicadas mais cedo

125
Acontece uma semana antes da data habitual e duas semanas antes do arranque do ano letivo 2017/2018. Os professores ficaram a saber esta sexta-feira em que escolas foram colocados.
Professores

Professores: 171 reclamaram e entraram nos quadros

Quase 200 professores que tinham sido excluídos do concurso de vinculação extraordinária entraram nos quadros. Ministério da Educação fala em "irregularidades na contagem de tempo de serviço".
Mercado de Trabalho

Fenprof insiste em Bruxelas para rever contratos 

Fenprof quer que a Comissão Europeia reveja, com urgência, a decisão de encerrar o processo aberto contra o Estado por incumprimento da diretiva comunitária relativa ao abuso dos contratos a termo.
Professores

Fenprof pondera greve por "abuso" nos horários

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores advertiu que, se "os abusos e ilegalidades na organização dos horários" dos professores continuarem, poderá ser agendada uma greve.
Educação

Angola. Ministro promete solução para professores

O ministro da Educação de Angola garantiu que as reivindicações dos professores angolanos serão solucionadas, mas sem se comprometer com datas.
Professores

Apenas três mil professores entram nos quadros

Apenas 3.263 professores conseguiram o lugar, tendo o Ministério da Educação extinto 199 vagas levadas a concurso por sobreposição de lugares.
Professores

Professores excluídos podem interpor recurso

A Direção-Geral da Administração Escolar esclareceu que os professores excluídos no concurso de vinculação podem interpor recursos hierárquicos.
Fenprof

Fenprof leva petição à Assembleia da República

A Fenprof vai entregar na Assembleia da República uma petição a pedir que os técnicos que ensinam Língua Gestual Portuguesa passem a ser legalmente professores. A petição recolheu 6 mil assinaturas.
Greve

Escolas encerradas e "ilegalidades" cometidas

264
A FNE fala em centenas de escolas encerradas. Fenprof afirmou que estão a ser "cometidas ilegalidades" em várias escolas no que diz respeito aos os serviços mínimos convocados para esta quarta-feira.
Professores

Sindicatos mantêm greve de professores

A Federação Nacional da Educação e a Fenprof anunciaram que mantêm a realização na quarta-feira de uma greve nacional de professores.
Língua Portuguesa

Reino Unido. Professores de português associam-se

A TROPO vai nascer sábado no Reino Unido. A Associação de Professores e Investigadores de Língua Portuguesa no Reino Unido visa representar os interesses dos professores de português nesse país.
Sindicatos de Professores

Reformas, carreiras e greve dos professores

131
Seria obviamente possível reduzir a idade de reforma, reduzindo simultaneamente o valor do pensão. Será que é isso que os portugueses desejam com os salários relativamente baixos que auferem?
Fenprof

Fenprof decide manter greve de quarta-feira

A Fenprof decidiu manter a greve de professores agendada para quarta-feira, depois de ao fim de mais de duas horas de reunião com a tutela não ter chegado a acordo.
Professores

Serviços mínimos decretados. Greve mantém-se

O colégio arbitral já decretou serviços mínimos para a greve dos professores de dia 21. Sindicatos mantêm a paralisação. Governo diz que "estão reunidas as condições" para a realização das provas.
Professores

Sindicatos independentes desconvocam greve

Os sindicatos independentes de professores decidiram esta sexta-feira, após reunião no Ministério da Educação, desconvocar a greve marcada para o dia 14 de junho.
Greve

Exames nacionais. FPP não adere à greve de dia 21

A Federação Portuguesa de Professores anunciou esta quarta-feira que não vai aderir à greve dos professores agendada para dia 21 de junho, dia em que se realizam exames nacionais do 11.º ano.
Guiné-Bissau

Greve de professores guineenses acaba com acordo

O Governo da Guiné-Bissau e os sindicatos dos professores chegaram a acordo, pondo fim à greve iniciada a 29 de maio, anunciou esta terça-feira fonte sindical.
Juízes

A vergonhosa greve dos juízes para pedir aumentos

1.080
Se os professores tomam os alunos como reféns, os juízes parecem que querem sequestrar a democracia, diz José Manuel Fernandes. Os juízes já têm as reformas mais elevadas. Ainda querem mais dinheiro?
Professores

Fazer dos alunos reféns

269
Os professores são o elemento-chave da educação escolar. Mas acreditar que tudo o que interessa aos professores é interesse do sistema educativo (e dos alunos) é cair na falácia do discurso sindical.
Timor-Leste

Timor. Professores portugueses sem complementos

Os professores portugueses que estão em Timor-Leste nas escolas de referência e os professores e funcionários timorenses do mesmo projeto estão sem receber complementos salariais desde fevereiro.
Fenprof

Mil professores podem ficar fora dos quadros

A Federação Nacional dos Professores disse esta terça-feira que cerca de mil professores que deveriam entrar nos quadros podem, afinal, não conseguir o vínculo.
Greve

Sindicatos de professores admitem greve

Seis sindicatos independentes de professores enviaram uma carta ao ministro da Educação para reclamar uma reunião urgente destinada a abordar questões relativas ao próximo ano letivo.
Escolas

Já há fidget spinners apreendidos nas escolas

É vendido como um brinquedo que pode ajudar as crianças a concentrarem-se. Mas há professores portugueses a proibir o seu uso durante as aulas
Jovens

Ministro da Educação leva A Voz dos Alunos à OCDE

O ministro da Educação apresenta na terça-feira em Lisboa a iniciativa "A Voz dos Alunos", destinada a ouvir a opinião dos jovens sobre a escola, os currículos, os professores e o que os motiva.
Greve

Guiné-Bissau. Professores iniciam greve de 10 dias

Os professores das escolas públicas da Guiné-Bissau iniciaram uma greve geral de dez dias para reivindicar melhores condições laborais, incluindo a aplicação do Estatuto da Carreira Docente.
Windows

Microsoft aposta (em grande) nos estudantes

Um novo sistema operativo focado nas necessidades da educação e um novo portátil são as apostas da empresa focadas nos professores e nos estudantes.
Professores

Precários criticam bloqueios à regularização

O Movimento Professores Precários considerou "injusto e inaceitável" que os docentes contratados para estabelecimentos públicos de educação sejam "impedidos" de aceder ao programa de regularização.
Professores

Especial/ De quantos professores precisam as escolas?

369
A redução de professores nos últimos anos não tem paralelo na administração pública. E, por causa do envelhecimento, vai continuar. Precisamos de mais docentes? Um ensaio de Alexandre Homem Cristo.
caderno de apontamentos

Professores: escrutinados, cansados mas motivados

523
Somos uma classe cansada e desiludida pela forma como temos vindo a ser tratados. Quão bem a opinião pública conhece uma classe profissional a que tanto deve e na qual o poder político tanto bate?
Manifestações

Fenprof volta à rua esta terça-feira

A Federação Nacional de Professores vai manifestar-se esta terça-feira junto ao Ministério da Educação e ao Parlamento, em Lisboa. A iniciativa deverá reunir entre 1.500 e dois mil professores.
Fenprof

Professores: concentração pode acabar em greve

379
A concentração de professores prevista para terça-feira em Lisboa pretende ser "a primeira de várias ações" para reivindicar a resolução de problemas dos docentes, disse à Lusa o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, que admite convocar uma greve.
Ministério da Educação

Mais 3462 professores no próximo ano letivo

São mais 3462 vagas para novos professores nos quadros do próximo ano letivo 2017/2018. O número das vagas para os três concursos foram divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Educação.
caderno de apontamentos

Instabilidade legislativa, instabilidade docente

204
Foi publicado um novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário. Não é normal que um documento estruturante seja alterado seis vezes em cinco anos.
Luanda

Luanda. Greve de professora deixa alunos sem aulas

Várias escolas de Luanda estão sem aulas, no primeiro de três dias de greve convocada pelo Sindicato de Professores Angolanos (Sinprof) para reclamar aumentos salariais e atualização de carreiras.
Angola

Professores angolanos denunciam intimidações

O Sindicato de Professores de Angola classificou esta quinta-feira como intimidação aos docentes uma circular alegadamente distribuída pelo Ministério da Educação.
Luanda

Confederação sindical angolana explica greve

A Central Geral de Sindicatos Livres e Independentes de Angola classificou esta segunda-feira como legítima a greve convocada pelos professores de Luanda.
PCP

PCP. Novo regime de colocação de professores

O PCP vai suscitar a apreciação parlamentar do decreto que estabelece um novo regime de colocação de professores, propondo reduzir de 4 para 3 o número de anos para celebrar um contrato sem termo.
caderno de apontamentos

É tempo de dizer bem dos professores

10.268
Os professores estão hoje desmotivados. Este problema diz respeito a todos, pois os professores têm o futuro dos nossos jovens e, por isso, o futuro da nossa sociedade nas mãos.
Professores

Fenprof marca concentração para abril

A Federação Nacional dos Professores marcou para 18 de abril, em Lisboa, uma concentração nacional de professores e educadores para reivindicar a resolução de vários problemas no setor.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site