Tunísia

Tunísia

Tunísia é o país árabe com mais divórcios

A Tunísia é o primeiro país árabe e quarto no mundo com mais divórcios com uma média diária de 41 divórcios. Só em 2016 o país contabilizou 15.892 de matrimónios desfeitos.
Crise dos Refugiados

Pescadores tunisinos contra barco anti-migrantes

Um grupo de pescadores tunisinos uniu-se para impedir o barco do grupo anti-migração Génération Identitaire de atracar no porto de Zarzis e de reabastecer. Dizem que recusam ajuda a "racistas".
Tunísia

Tunísia. Estado de emergência prolongado

O Presidente tunisino decidiu prolongar o estado de emergência, declarado devido à ameaça de terrorismo, por mais um mês. O estado de emergência foi declarado há cerca de 18 meses.
Imigração

Berlim e Tunes assinam acordo sobre imigração

A Alemanha e a Tunísia anunciaram esta sexta-feira a assinatura de um novo acordo sobre a imigração, durante uma visita da chanceler Angela Merkel a Tunes.
Berlim

Detido sobrinho do suspeito do atentado de Berlim

Ministro do Interior da Tunísia anunciou a detenção de três alegados terroristas, sendo um deles sobrinho do suspeito da autoria do atentado com um camião no mercado de Natal em Berlim.
Crime

Diplomata esfaqueado pelo filho em Lisboa

304
Um diplomata da Delegação da União Europeia na Tunísia foi esfaqueado pelo filho, no sábado, em Lisboa, tendo sido internado no Hospital de São José, onde permanece.
Tunísia

Tunísia aprova Governo de unidade nacional

A Assembleia de Representantes do Povo da Tunísia (parlamento) deu hoje um voto de confiança ao Governo de unidade nacional, liderado por Yussef Chahed, com 165 votos a favor.
Terrorismo

Tunísia sensibiliza jovens contra o terrorismo

A Tunísia vai lançar uma campanha, dirigida sobretudo aos jovens, para tentar conter o extremismo religioso que tem aumentado no país e levado milhares deles a aderirem a organizações terroristas.
Tunísia

Seis presos na Tunísia por serem homossexuais

Seis estudantes tunisinos foram condenados a três anos de prisão por serem homossexuais. Os jovens chegaram a ser submetidos a exames do ânus. Amnistia Internacional condena o ato.
Nobel da Paz

Nobel da Paz entregue hoje em Oslo

A cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia decorre hoje em Oslo, antes da entrega dos restantes galardões, prevista para Estocolmo.
Tunísia

Estado Islâmico reivindica atentado na Tunísia

O movimento terrorista Estado Islâmico diz que um dos seus membros fez-se explodir dentro do autocarro que transportava a guarda presidencial. Pelo menos 13 pessoas morreram.
Tunísia

Tunísia: explosão em autocarro fez 12 mortos

Um explosão num autocarro da guarda do presidente tunisino fez, pelo menos, 12 mortos. O estado de emergência foi declarado em todo o país e foi estabelecido o recolher obrigatório na capital.
Atentados de Paris

Estado Islâmico estará a mudar estratégia militar

315
Com a perda de posições do seu auto-proclamado califado no Iraque e na Síria, bem como com as dificuldades em financiar-se, o grupo terrorista estará agora apostado em atacar o ocidente. Mas não só.
Nobel da Paz

Explicador/ O que é o Quarteto da Paz?

Explicamos quem compõe o Quarteto da Paz e o caminho que percorreram até ao Nobel da Paz atribuído em 2015.
Mundo

Tunísia, Nobel da Paz e a democracia a chegar

112
O "Quarteto para o Diálogo" tunisino abriu caminho a uma alternativa pacífica para o clima de guerra civil na Tunísia. E, por isso, ganhou o Prémio Nobel da Paz. Mas qual foi o seu papel?
Terrorismo

Tunísia: ligações entre os dois ataques

Em junho soube-se que os terroristas dos ataques ao Museu do Bardo e na praia tinham treinado juntos numa base do Estado Islâmico na Líbia. Agora, as autoridades confirmam as "fortes" ligações.
Terrorismo

Tunísia. Prolongado estado de emergência

O estado de emergência que vigora desde o passado 4 de julho na Tunísia, devido à ocorrência de diversas ameaças de mais atentados 'jihadistas', será prolongado por mais dois meses.
Terrorismo

Países pedem a cidadãos para sair da Tunísia

Um dia depois do Reino Unido, foi a vez de a Dinamarca e a Irlanda pedirem aos respetivos cidadãos para abandonarem a Tunísia ou evitarem viagens para lá. O último ataque em Sousse matou 38 pessoas.
Terrorismo

Tunísia.Turistas britânicos devem abandonar o país

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselhou todos os cidadãos britânicos a abandonarem o país e a evitarem fazer viagens desnecessárias. Um novo ataque é "muito provável".
Terrorismo

Tunísia constrói muro na fronteira com a Líbia

A Tunísia começou a construir um muro na fronteira com a Líbia para tentar controlar o contrabando e a infiltração de 'jihadistas' em ambos os sentidos.
Terrorismo

Tunísia decreta estado de emergência

Depois de ter tido estado de emergência durante três anos devido às consequências da Primavera Árabe, a Tunísia volta a dar poderes excecionais à polícia e às Forças Armadas.
Terrorismo

Atentado. Polícia tunisina detém oito pessoas

A polícia tunisina deteve oito pessoas, incluindo uma mulher, "diretamente implicadas na execução" do atentado que causou 38 mortos na passada semana num hotel da Tunísia.
Terrorismo

Presos 12 suspeitos de atentado na Tunísia

Foram presos 12 suspeitos de ligação ao ataque terrorista em dois 'resorts' na Tunísia. As autoridades procuram outros dois suspeitos que terão recebido treino na Líbia em conjunto com o atirador.
Terrorismo

Primeiras detenções após o ataque na Tunísia

A Tunísia anunciou as primeiras detenções no âmbito da investigação ao ataque numa estância turística em Port El Kantaoui, sem especificar o número de detidos ou o grupo a que estão afiliados.
Terrorismo

Tunísia coloca 1000 polícias armados nas praias

É a primeira medida tomada pelas autoridades tunisinas para tentar travar o fluxo de turistas para fora do país. 80 mesquitas também vão ser encerradas.
Terrorismo

Três atentados num dia. Quem são os terroristas?

O bombista suicida responsável pelo atentado no Kuwait já foi identificado. A ele juntam-se outros dois atacantes: um estudante universitário de 23 anos, na Tunísia, e um pai de três, em França.
Terrorismo

Tunísia: As histórias de quem viveu o atentado

429
Um homem que fez de escudo humano para proteger a noiva, outro que esteve frente a frente com o atirador. Estes são alguns dos testemunhos de vítimas do violento ataque que matou 38 turistas.
Terrorismo

O que motivou os ataques terroristas?

110
Três atentados separados por horas. Aparentemente, todos perpetrados pelo Estado Islâmico. Foi uma ação concertada? Qual o objetivo dos terroristas em cada um dos ataques? Os especialistas explicam.
Terrorismo

Viagens para a Tunísia canceladas - como aconteceu

456
Três atentados em três países diferentes num só dia. Na Tunísia há uma vítima mortal portuguesa e alguns promotores turísticos acabaram de cancelar todas as viagens para aquele país. Siga em direto.
Terrorismo

Atentado na Tunísia faz 39 mortos

623
Dois 'resorts' na Tunísia foram hoje alvo de um atentado que fez 39 mortos e 36 feridos. Maioria dos turistas são alemães e ingleses. Para já, não há indicação da presença de portugueses.
Acidentes e Desastres

Acidente de comboio provoca 17 mortos na Tunísia

O comboio viajava em direção a Tunis quando embateu num camião. Pelo menos 70 pessoas ficaram feridas.
Terrorismo

Morto líder do principal grupo jihadista tunisino 

"As forças tunisinas mataram ontem à noite os elementos mais importantes da Brigada Okba Ibn Nafaa, disse o primeiro-ministro tunisino.
Terrorismo

Tunísia anuncia prisão de 23 suspeitos do atentado

Apesar de pelo menos quatro suspeitos, dois marroquinos, um argelino e um tunisino, permanecerem em fuga, o Governo Tunisino anunciou ter desmantelado a "célula terrorista" responsável pelo atentado.
Estado Islâmico

O cenário de Star Wars está debaixo de um conflito

A mesma terra onde se desenrolou a história de Star Wars está debaixo de um verdadeiro conflito: transformou-se num local de tráfico e de passagem para os terroristas do Estado Islâmico.
Tunísia

Casal italiano filmou terror no museu do Bardo

O jornal La Reppublica publicou esta quarta-feira o vídeo de um casal italiano que estava no interior do museu tunisino aquando do ataque que matou 21 pessoas. Maria admite que filmou sem querer.
Tunísia

Demitidos chefes da polícia de Tunes

O primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid, demitios chefes da polícia de Tunes e do Bardo devido a "várias lacunas" na proteção do bairro do museu, cinco dias depois do atentado em que morreram 21 pessoas.
Museus

Bardo. Tunísia divulga primeiras imagens do ataque

O governo tunisino divulgou as primeiras imagens do ataque ao museu do Bardo. O presidente tunisino já disse que foram três os homens envolvidos no ataque que matou 23 pessoas.
Tunísia

Hamadi, o guia, salvou 30 vidas no Museu do Bardo

Já foram detidas vinte pessoas que a polícia crê estarem relacionadas com o ataque de quarta-feira passada. Morreram vinte turistas, mas podiam ter sido mais. Hamadi é, em parte, responsável por isso.
Tunísia

Estado Islâmico reivindica ataque ao museu

A Presidência tunisina anunciou que foram detidas nove pessoas por suspeita de estarem relacionadas com os dois homens responsáveis pelo ataque contra o museu do Bardo, que causou 21 mortos.
Tunísia

Três histórias de turistas no ataque da Tunísia

Um casal espanhol que passou a noite escondido, outro que celebrava as bodas de ouro e uma francesa que contou em direto o que acontecia no Museu do Bardo. Histórias que chegam de Tunes.
Tunísia

MSC Cruzeiros suspende escalas em Tunes

157
Depois do atentado terrorista no Museu do Bardo, na Tunísia, as operadoras de cruzeiros MSC Cruzeiros e Costa Croisières informaram que vão suspender as escalas em Tunes. Morreram 23 pessoas.
Tunísia

Tunísia. Funcionário escondeu grávida no Museu

Dois turistas espanhóis foram encontrados a salvo esta manhã no museu do Bardo, em Tunes, após terem passado a noite escondidos no local, informou a proteção civil tunisina.
Tunísia

21 mortos em ataque a museu na Tunísia

Suspeita-se que foram três os homens que fizeram reféns num museu, junto ao parlamento do país. As vítimas mortais são turistas estrangeiros e tunisinos. Não há portugueses envolvidos.
Mundo

Tunísia tem novo primeiro-ministro

Ex-ministro do Interior da Tunísia Habib Essid, que ocupou vários cargos no regime de Zine El Abidine Ben Ali, anunciou ter sido encarregado de formar Governo pelo Presidente, Béji Caid Essebsi.
Tunísia

Caid Essebsi vence presidenciais na Tunísia

O ex-primeiro-ministro tunisino venceu a segunda volta das eleições presidenciais na Tunísia com 55,68% dos votos.
Tunísia

Tunísia: hoje é a segunda volta das presidenciais

A Tunísia realiza hoje a segunda volta das eleições presidenciais, com o líder do partido laico Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, como favorito face ao presidente cessante Moncef Marzouki.
Mediterrâneo

Presidenciais na Tunísia ainda sem resultados

A União Europeia saudou hoje a realização de eleições presidenciais na Tunísia, mas apelou para que o processo eleitoral seja concluído "com transparência e respeito", numa altura em que se desconhecem ainda resultados oficiais.
Eleições

Dois mortos em confrontos na Tunísia

Pelo menos duas pessoas morreram na Tunísia em vários incidentes violentos envolvendo forças de segurança e grupos designados pelas autoridades tunisinas como terroristas.
Jihadismo

O Estado Islâmico chegou ao futebol

121
Adeptos dos tunisinos do Étoile du Sahel exibiram uma faixa gigante com a bandeira do Estado Islâmico, enquanto os do Raja Casablanca, três vezes campeões de Marrocos desde 2009, cantaram para o EI.
Arte Urbana

Tunísia recebe a maior exposição de arte urbana

Na ilha tunisina de Djerba, uma exposição ao ar livre pretende dar vida às paredes da aldeia de Er-Ridah.
Tunísia

Há um lago mistério no deserto tunisino

112
O Lac de Gafsa nasceu azul-turquesa e depressa ficou verde escuro. Ninguém sabe a sua origem e está interdito a banhos. Mas está cheio de curiosos e tem página no Facebook.
Rui Machete

Ministro ouviu empresários portugueses na Tunísia

Investidores falam nas dificuldades que enfrentam em penetrar no mercado tunisino, onde precisam sempre de um parceiro nacional para conseguirem implementar os seus projetos.
Tunísia

Casa de ministro atacada, quatro polícias mortos

Atacantes foram vistos a sair do local, mas ainda não foram identificados. A Tunísia está desde o ano passado mergulhada na instabilidade governativa.
Força Aérea

Falcon levou ministro tunisino a casa

2.442
Ministro da Tunísia perdeu o voo comercial na quarta-feira por causa de um incidente de segurança na zona VIP do aeroporto de Lisboa. Aguiar-Branco ofereceu-lhe o Falcon, que o levou até Tunes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site