Coligação

Timor-Leste

Líder do terceiro partido culpa Fretilin

O líder do Partido Libertação Popular culpou a Fretilin pelo falhanço das negociações, que originaram uma coligação minoritária. Taur Matan Ruak disse que a iniciativa de rotura foi da Fretilin.
Timor-Leste

Timor. Novo governo toma posse incompleto

O governo de coligação liderado por Mari Alkatiri toma posse esta quinta-feira. José Ramos-Horta é um dos quatro ministros de Estado mas ainda há pastas por delegar.
Angola

Angola. Negada impugnação do resultado eleitoral

A coligação CASA-CE pedia também que se apurasse os resultados eleitorais definitivos de 13 províncias. A mandatária do partido diz que vão continuar a olhar para a lei para saber o que fazer a seguir
Timor-Leste

Timor. Fretilin e PLP discutem coligação

Os líderes da Fretilin e do PLP vão avançar as conversações para formar coligação para um próximo Governo de Timor. A intenção foi avançada em reunião esta quarta-feira.
Conflito na Síria

EUA abatem segundo drone armado iraniano

Os Estados Unidos abateram esta terça-feira um drone armado com origem iraniana, em mais um episódio que demonstra a frição entre a coligação e as forças próxima do regime sírio.
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Brasil

Dilma e Temer: Tribunal Superior inicia julgamento

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil iniciou na noite de terça-feira a fase final do julgamento de um processo que pede a cassação da coligação formada por Dilma Rousseff e Michel Temer.
CDS-PP

Conselho Nacional do CDS-PP reunido quarta-feira

O Conselho Nacional do CDS-PP reúne-se na quarta-feira em Lisboa para aprovar coligações às eleições autárquicas, estando previstas pelo menos mais duas reuniões até ao final de julho.
Autárquicas 2017

CDS. Conselho Nacional aprova 37 coligações

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou na quarta-feira 37 coligações, 27 das quais lideradas pelos centristas, incluindo Lisboa com MPT e PPM, e dez lideradas pelo PSD, como Braga.
Holanda

Holanda. Rutte quer coligação com 4 partidos

O primeiro-ministro holandês cessante, cujo partido foi o mais votado nas eleições legislativas de 15 de março, afirmou esta segunda-feira que vai tentar formar uma coligação governamental "estável".
Angola

Ativistas angolanos apelam oposição a coligação

O grupo de 17 jovens ativistas angolanos, condenados em 2016, divulgou esta terça-feira uma proposta para constituição de uma coligação de partidos na oposição, entregue há cerca de um mês.
Autarquias

Gaia. PSD aprova coligação com CDS nas Autárquicas

O PSD de Vila Nova de Gaia aprovou uma coligação com o CDS/PP nas eleições autárquicas deste ano. A reunião de militantes juntou mais de 250 sociais-democratas.
Estado Islâmico

Mossul já está cercada pelas forças anti-Daesh

A coligação de forças liderada pelo Iraque cortou a última via de abastecimento do grupo extremista Estado Islâmico entre Mossul e a Síria, isolando totalmente o reduto do movimento.
Eleições

PSD e CDS já preparam acordo autárquico para 2017

344
Primeira reunião entre PSD e CDS para acordo autárquico foi na São Caetano à Lapa, no dia 15, e ambos os partidos já discutem os termos do acordo, que vai abranger mais de meia centena de autarquias.
Governo

Pedro Nuno Santos: "A dívida tem de ser negociada"

1.033
O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse, em entrevista à RTP, que "a dívida tem que ser negociada, reestruturada para reduzir os encargos anuais. Mas sempre no quadro europeu".
Banif

Maria Luís defende-se, desconfia e critica BdP

688
Ex-ministra das Finanças garantiu na TVI que fez tudo para vender o Banif, diz-se surpreendida com montante da resolução e critica supervisão do Banco de Portugal. A banca está melhor, garante.
Coligação

Especial/ A direita após o choque. "Amigos para siempre"?

163
Foi assim na campanha: Passos e Portas juntos, em Bragança, ao som de "Amigos para Siempre". Mas isso já lá vai. Agora, na oposição, o que significa a esquerda unida para o PSD e (sobretudo) CDS?
Governo

A surdez aparente da rã perneta

1.512
A alegada “tradição” segundo a qual todo o governo minoritário de partido mais votado teria, “ipso facto”, o direito de governar é, salvo o devido respeito – que é muito – uma enormidade.
Governo

PSD e CDS chamam os constitucionalistas de Cavaco

433
Carlos Blanco de Morais e Gonçalo Matias, ex-conselheiros de Cavaco, estão no grupo de constitucionalistas que Passos e Portas estão a ouvir. A lista completa-se com nomes próximos da direita.
Governo

Governo propõe ideia de Centeno que o PS riscou

Programa da direita admite introduzir na lei o mecanismo do despedimento conciliatório e a arbitragem em conflito laboral, ideia de Mário Centeno que estava no programa do PS (e que o Bloco fez cair).
Governo

Programa do Governo entregue hoje na AR

O Programa do Governo PSD/CDS-PP é hoje entregue no parlamento cerca do meio-dia, depois de ter sido aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.
Governo

Acordo à esquerda? "Misto de inocência e crendice"

3.302
Francisco Assis desdobra-se em críticas ao entendimento entre PS, PCP e Bloco. Diz que os socialistas podem ficar reféns dos caprichos da esquerda e que o acordo é apenas "a ponta do iceberg".
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

581
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Governo

Se deitarem "tudo a perder", "classe média" paga

1.804
Passos Coelho falou como primeiro-ministro empossado, mas a nuvem negra de um futuro curto pairou no discurso. Cheio de recados acenou com o risco de mais sacrifícios se o caminho for alterado.
Governo

PR fixa 5 encargos e 3 objetivos (para Costa ler)

630
O Presidente desfiou todos os compromissos que um Governo tem de cumprir e deixa aviso político: é preciso estabilidade, porque "ninguém confia" num país ingovernável". PS viu discurso como "cordato".
Legislativas 2015

Ficar em gestão? Passos e Portas dispensam

2.842
Coligação prepara-se para o derrube do Governo. Não quer ficar em gestão, vai endurecer discurso e marcar posição: nem uma lei do Executivo de esquerda vai ter o seu voto. PS nas mãos do PCP e BE.
Legislativas 2015

AR, dia 1: objetivo da direita é derrubar Ferro

391
Sexta-feira é dia da 1ª guerra entre esquerda e direita na Assembleia. PSD e CDS levam Negrão a votos, mas o objetivo é só conseguir a primeira derrota de Costa, chumbando Ferro. Seguristas decisivos.
Legislativas 2015

5 passos que a direita já prepara

258
Passos e Portas já preparam um programa diferente - mais adaptado ao "diálogo". E têm argumentário para um Governo que pode ser de curta duração. O objetivo é estar preparado para tudo - e para o pós.
Legislativas 2015

Em Belém, sem acordo. Sobram 2 semanas a Costa

121
Apesar de as negociações com o Bloco estarem a correr "bem", o socialista não mostrou pressa em levar uma solução fechada ao Presidente. A Costa sobram duas semanas para fechar um governo alternativo.
Legislativas 2015

Costa diz não a Governo alargado - como aconteceu

662
Costa recusa governo alargado. Nas duas entrevistas da noite, Maria Luís não fecha a porta a Costa mas diz ser urgente um acordo. Já Portas admite ceder o lugar de número 2 ao líder do PS.
Legislativas 2015

PS-Açores contra César, defende Governo da direita

3.203
Vasco Cordeiro acha que Passos deve ser primeiro-ministro. PSD recupera eleições regionais de 1996, quando César ganhou mas a direita estava em maioria. Sampaio deu posse a César (que agradeceu).
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

288
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
Legislativas 2015

"Quem votou PS não votou num governo com PCP e BE"

3.952
Durão Barroso diz esperar que "coligação e PS encontrem pontos para chegar a acordo", caso contrário pode haver "custos do ponto de vista da confiança no nosso país".
Legislativas 2015

Coligação aceita "mais de 20" propostas do PS

7.018
PSD e CDS escolheram "mais de 20" propostas do programa do próprio PS, que admitem agora serem "compatíveis" com a sua estratégia. Mas abrem a porta a outras ideias de Costa. Terça-feira há reunião.
Legislativas 2015

Batatas e sofismas. Uma resposta a Vital Moreira

167
A questão que merece ser clarificada sem ambiguidades é o tempo em que pode - e deve - acontecer uma prova de apoio de uma maioria parlamentar e o momento em que caberá a outros governar.
Legislativas 2015

Coligação em 'estado de choque' com Costa

2.150
Não foram fáceis as 2h45 de reunião com o PS. Na coligação acredita-se que Costa quer mesmo liderar governo de esquerda. Ordem é para não dar pretextos: Maria Luís vai falar com Centeno.
Legislativas 2015

A lógica da batata

6.074
Querem vender-nos esta lógica: não pode haver um governo que 61,5% do eleitorado não escolheu. E que é melhor um liderado por um partido em que 67,6% dos eleitores não votaram. Chamam-lhe democracia.
Legislativas 2015

PS a liderar governo seria "obscenidade política"

925
Ministro da Economia diz que seria uma "obscenidade política" que o próximo Governo venha a ser liderado pelo PS, via uma coligação de esquerda. "Quem perde as eleições não pode governar o país".
Legislativas 2015

O que pode Passos dar a Costa? Eis os trunfos

294
Passos e Portas recebem sexta António Costa, preocupados com a tentativa do PS de fazer Governo à esquerda. A coligação prepara cedências. Eis as pistas. E o que pode ser um problema.
Legislativas 2015

Um bocadinho de cinismo a mais, não?

966
O Presidente da República fez o que tinha de fazer. É a hora de forçar Passos a um consenso interno, de devolver o PS ao discurso do centro. Os próximos dois anos não podem ser deitados à rua.
Legislativas 2015

PCP garante Governo a Costa. Mas (ainda) não um OE - como aconteceu

1.215
PCP diz que vota a favor de um Governo PS, mas põe condições difíceis que podem travar apoio a um orçamento. Bloco adiou reunião de quinta-feira, para ter "melhor preparação técnica".
Legislativas 2015

PSD abre espaço a PS mas não para Governo

Com Cavaco a pedir diálogo com o PS, PSD e CDS aprovam esta noite acordo de Governo. Documento vai ao encontro do PS, abre portas a entendimentos obrigatórios. Passos admite fazer como Guterres.
Legislativas 2015

O povo falou, ganharam todos, perderam todos

397
O óbvio deve ser dito e reconhecido. Ganhou a coligação, venceram Passos e Portas. Mas perderam quase 700 mil votos e 26 deputados. Votaram na coligação os convertidos e os mesmos de sempre.
Legislativas 2015

Paulo Ferreira: "Não vem nos manuais. Mas aconteceu"

373
Na hora da verdade, António Costa teve sentido de Estado e recentrou o PS depois de o ter encostado mais à esquerda.
Legislativas 2015

Marina Costa Lobo: "É agora o consenso?"

Neste momento, a grande clivagem definidora de coligações e compromissos é a europeia. Sendo assim, o PS estará mais próximo dos partidos da coligação. Desde que estes sejam capazes de moderar também.
Legislativas 2015

Os riscos de governar sem maioria, segundo Passos

Não foi uma nem duas vezes que Passos e Portas alertaram, ao longo da campanha eleitoral, para os riscos de não haver maioria no Parlamento. Sem maioria, haverá novas eleições em seis meses, diziam.
Legislativas 2015

Helena Matos: "E é assim"

266
Depois de ter perdido as eleições por não ter colocado o PS ao centro, Costa tem duas hipóteses: ou negoceia com Passos e Portas ou coloca o PS a reboque do BE. Mas talvez já não tenha tempo.
Legislativas 2015

Luís Bernardo: "Derrota humilhante. Perda de respeito"

6.767
A forma como conquistou o partido, a contradição de líder que vence por poucochinho ter que sair e líder que perde claramente querer continuar (...) é do político que perde o respeito por si próprio.
Legislativas 2015

Vitor Cunha: "A verdade dos resultados. E Marcelo"

Nas circunstâncias atuais, a Presidência não pode ser ocupada por líder de facção e só um português que o País respeite tem condições para conduzir um processo político atribulado
Legislativas 2015

Miguel Pinheiro: "O PS engoliu em seco"

762
António Costa recusou a frente de esquerda, recuperando assim a cabeça fria. Mas para ele já nada disso interessa. Depois desta derrota, o seu cartão de visita deveria dizer: "ex-líder do PS".
Legislativas 2015

Rui Ramos: "Só há uma maioria no país"

945
Os que ficam de fora são partidos que nada têm de comum entre si, a não ser a recusa do PSD-CDS. O que poderiam formar nunca seria um governo, mas apenas um anti-governo.
Legislativas 2015

Ribeiro Mendes: "2015-19: confirmações e riscos"

Ver-se-á, a muito curto prazo, como se comportarão os socialistas no teste da viabilização do governo do centro-direita e, sobretudo, do Orçamento, face à enorme pressão dentro e à esquerda do PS.
Legislativas 2015

Aguiar-Conraria: "O azar deu à costa"

1.240
Parafraseando uma das melhores deputadas portuguesas, que hoje conseguiu uma merecida vitória, é demasiado amadorismo para quem se julgava o melhor líder político do país e arredores.
Legislativas 2015

Os dilemas de Cavaco (chegou o dia mais difícil)

120
Cavaco terá tarefa difícil a partir desta noite: chamar Passos ou Costa? Exigir uma maioria ou nem por isso? Ser central no processo ou deixar com os partidos? Eis o que dizem os conselheiros.
Legislativas 2015

Maioria "por favor". Passos faz último apelo

204
É o último apelo, antes da meia noite. Sábado é dia de reflexão, domingo de decisão, e segunda-feira Passos e Portas esperam que não seja de "instabilidade". Até lá é "ter fé" e pedir "por favor".
Coligação

Fact Check/ A coligação não vale para formar Governo?

333
Vital Moreira lançou o debate: se o PS tiver mais deputados que o PSD (mas não mais que a PàF), o PR deve chamar Passos ou Costa para formar Governo? Vale a coligação ou os mandatos? Quem tem razão?
Legislativas 2015

Passos preparado para governo de curta duração

PSD e CDS confiam na vitória e esperam mudanças no PS - abrindo caminho ao diálogo. Passos quer 1º OE fechado até ao fim do ano - e aposta em 2 anos a abrir, não vá a crise política aparecer rápido.
Legislativas 2015

Pelos idosos e jovens. "Isto não são promessas"

106
Coligação continua caminho de caça ao voto. Esta quinta-feira apostou nos idosos e na juventude. Promete melhoras, mas diz que não são promessas eleitorais. "Já estava tudo previsto".
Legislativas 2015

8 cenários para o dia seguinte (alguns são o caos)

1.231
Eis um guia para se preparar para a noite eleitoral. São oito cenários, com várias subdivisões. E algumas saídas surpreendentes pelo meio. Em cada um tem o grau de risco e de probabilidade.
Legislativas 2015

Passistão ou PàFistão?Cavaquistão não é certamente

Caravana da coligação está em Viseu, um bastião cavaquista que pela primeira vez em mais de 20 anos mudou de nome: Passistão (ou PàFistão). Com "fé" e de crucifixo no bolso, Passos segue cantando.
Legislativas 2015

Futuros diferentes

Nas próximas eleições estará em jogo muito do futuro dos portugueses já que se confrontam dois modelos de desenvolvimento económico distintos.
Legislativas 2015

PàF: Quantas maneiras há para pedir estabilidade?

128
Primeiro, o contraponto com o passado. Agora, a súplica de maioria para governar. Sem promessas eleitorais, Passos e Portas esperam convencer o eleitorado a não trocar o certo pelo incerto. Mas como?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site