771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente Marcelo

Noticiário

23h. Marcelo preocupado com Chega no Governo

Informação apurada pelo Observador junto de fontes presentes nas reuniões entre o Presidente da República e os partidos políticos. Ainda neste jornal, o Chega na frente nos votos da emigração.
Noticiário

21h. Marcelo recusa comentar palavras de Ventura 

Marcelo Rebelo de Sousa recusa comentar palavras de André Ventura sobre possibilidade do Chega chegar ao governo. Ainda, contagem dos votos dos emigrantes termina ainda hoje.
Noticiário

1h. PR lamenta morte do poeta Nuno Júdice

Marcelo Rebelo de Sousa lembra “um autor decisivo numa época de transição da poesia portuguesa”. Também o ministro da Cultura lamenta a morte do professor, poeta e ficcionista.
Noticiário

10h. Marcelo pode repetir audiências a partidos

Os partidos lembram que votos da emigração ainda não são conhecidos e têm criticado as audiências. Ainda a greve dos jornalistas e o conflito na Ucrânia.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Noticiário

22h. PCP quer que PR ouça partidos duas vezes

Isto depois de apurados os resultados dos círculos da emigração. Paulo Raimundo antecipa que amanhã vai dizer a Marcelo Rebelo de Sousa que o PCP vai ser oposição.
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
Comentário

"Este é o regresso do tempo do Presidente"

O editor da secção de Política do Observador sublinha a importância do papel de Marcelo Rebelo de Sousa no pós-legislativas. Diz, também, que "é tempo de Luís Montenegro mostrar o que vale".
Noticiário

3h. Alcançado pré-acordo na Autoeuropa para 3 anos

O pré-acordo prevê um aumento salarial de 6,8%, com um mínimo de 100 euros por trabalhador em 2024. E ainda, ataque de Israel mata 5 pessoas no Líbano.
Noticiário

23h. Serra da Estrela. Acessos ainda cortados

Neste jornal, um ponto de situação do mau tempo. A EN308 e a EN311 já reabriram, mas os acessos à Serra da Estrela continuam cortados. Ainda o apelo ao voto de Marcelo e o conflito em Gaza.
Comentário

Apelo de Marcelo "é positivo", mas não mobilizador

A análise do Publisher do Observador ao discurso do Presidente. José Manuel Fernandes destaca que Marcelo evitou temas que pudessem condicionar voto: "Procurou não dar sinal do resultado que prefere".
Noticiário

21h. Gaza. EUA voltam a lançar ajuda aérea

É a quinta vez que acontece e foram distribuídas 41 mil refeições. Ainda neste jornal, a análise ao discurso de Marcelo Rebelo de Sousa sobre as eleições e os efeitos do mau tempo de norte a sul.
Noticiário

20h. PR apela ao voto dos portugueses 

Marcelo Rebelo de Sousa discursa ao país para sublinhar que o voto é ainda mais importante em tempo de dificuldades. E ainda, Proteção Civil regista 266 ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Legislativas 2024

"Ninguém pode condicionar vontade popular"

Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem ao país no dia de reflexão apelou ao voto nas eleições de 10 de março. "Nestes tempos, baixar os braços é a pior solução."
Dia da Mulher

PR pede reflexão sobre igualdade de género

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que, apesar da lei da paridade, os homens continuam a ter mais probabilidade de assumirem cargos efetivos. "Sem verdadeira paridade de género não há democracia", disse.
Noticiário

10h. Marcelo alerta sobre desigualdades de género

Marcelo Rebelo de Sousa deixa um alerta sobres as desigualdades de género no dia Internacional da Mulher. Ainda, o crescimento de 0,4% da economia da Zona Euro e da União Europeia.
Legislativas 2024

Marcelo pede que portugueses votem a 10 de março

Marcelo apontou que há muitas forças que não entendem porque é que democracia e liberdade são melhores”, sublinhando que esse não é “felizmente, o caso da democracia portuguesa".
A História do Dia

Como querem os partidos convencer os indecisos?

Que estratégias vão adoptar os partidos para a derradeira semana de campanha? E que peso têm as sondagens para definir o rumo? Uma conversa com o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes. 
Legislativas 2024

Cenários. Marcelo "não acha nada" até o povo votar

Presidente habituado ao comentário reitera que este não é o tempo de "achar" e que só fala sobre estabilidade depois de 10 de março. Elogia comunicação social e campanha esclarecedora.
Noticiário

00h. Chega lança desconfiança sobre eleições

O líder do Chega sublinhou que está em curso uma tentativa de desvirtuar as eleições. E ainda, Tiago Pereira conquistou a medalha de bronze de triplo salto nos Mundiais de pista coberta.
Ministério Público

PR defende "rigor" e "prontidão" de resultados

Presidente enviou mensagem a procuradores reunidos em encontro sindical nos Açores com tónica na "politização do novo poder e de judicialização das interações entre os clássicos".
Proteção Civil

Marcelo: respeito pelos agentes da proteção civil

Numa mensagem, o Presidente sublinha "o contributo ímpar no socorro da comunidade em momentos de vulnerabilidade", com vista a "uma sociedade cada vez mais resiliente".
Presidente Marcelo

¿Porque no te callas?

A preocupação do PR é que a tinta já não é muito eficaz. Diga isso mais alto para os terroristas ouvirem: olhem, a tinta não funciona. Bem, devia ser mesmo o Moscatel, talvez misturado com Actimel...
Noticiário

14h.Marcelo reage a incidente com Montenegro

Presidente da República lembra que ataques de ativistas com tinta já aconteceram várias vezes dentro e fora da campanha. Ainda neste jornal, Albuquerque já entregou a candidatura para o PSD Madeira.
Emissão Especial

O debate a 7 nas rádios

Os 7 líderes dos partidos e coligações com assento parlamentar encontraram-se pela última vez, antes de 10 de março, nas rádios. Um debate sobre temas atuais e futuros que preocupam o país.
Noticiário

23h. Marcelo promulga lei da nacionalidade

A decisão surge após o Tribunal Constitucional ter dado luz verde à alteração às regras de atribuição da nacionalidade a judeus sefarditas. Ainda o resumo deste último dia de pré-campanha.
Presidente Marcelo

PR promulga lei da nacionalidade

Marcelo Rebelo de Sousa tinha submetido ao Tribunal Constitucional o decreto do parlamento que altera as regras de atribuição da nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas.
Aeroporto de Lisboa

Marcelo: futuro aeroporto será "algures"

PR elogiou empresários hoteleiros pelos bons resultados apesar de questões prolongadas e por decidir: "Como é o caso do aeroporto - eu ia dizer perto de Lisboa, mas direi algures no continente".
Noticiário

Justiça. Ferro Rodrigues pede ação de Marcelo

Ex-Presidente da AR considera que a atual situação na justiça "não pode continuar". Ainda neste jornal, Alexandra Leitão descarta acordos pré-eleitorais, mas não fecha a porta a entendimentos futuros.
Noticiário

2h. Ana Catarina Mendes critica "detenções"

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares insurgiu-se contra o que chama julgamentos e humilhações na praça pública. Ainda neste jornal, PR recusa comentar caso da Madeira.
Noticiário

00h. Marcelo recusa comentar caso Madeira

"Processo que está a correr não pode merecer comentários", diz. O Presidente da República vai estar esta sexta feira, ao meio dia, com o representante da República para a Região Autónoma da Madeira.
Transparência

"Portas giratórias". Decreto publicado com dúvidas

O Presidente da República promulgou o decreto que reforça combate às "portas giratórias", apontando "potenciais dúvidas" quanto a aplicação e a importância do reforço da transparência.
Legislativas 2024

PR: campanha pré-eleitoral tem sido esclarecedora

Marcelo Rebelo de Sousa considera que "todos os partidos e coligações têm sido muito claros" e que os portugueses "têm nas suas mãos os dados disponíveis" para escolher o futuro do país.
Forças Policiais

PR aconselha polícias a não perderem apoio popular

Marcelo Rebelo de Sousa garante que o regime compensatório será uma prioridade para o próximo Governo e apela aos polícias que prossigam a luta sem deixar de ter o apoio dos portugueses.
Reportagem Observador

Marcelo aguarda pelo "votinho" para fazer cenários

O Presidente da República voltou a ter agenda pública 12 dias depois do último evento para reagir aos protestos das policias e manter em aberto todos os cenários pós-eleitorais. 
Deputados

Marcelo promulga alteração a Estatuto de Deputados

Alteração diz respeito ao aumento da lista de trabalhos parlamentares com direito à correspondente ajuda de custo para os deputados que residam fora dos concelhos listados.
Conflito Israelo-palestiniano

PR: Portugal mantém pressão para libertar reféns

O Presidente da República reuniu-se com familiares de reféns do Hamas, num evento organizado pela embaixada de Israel, onde garantiu que Portugal mantém pressão diplomática para que sejam libertados.
África

Marcelo lamenta morte de Presidente da Namíbia

Presidente da República lamentou morte do seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob, destacando-o como um "amigo de Portugal" e uma "figura incontornável da luta pela independência" do seu país.
Presidente Marcelo

PR promulga diploma sobre cuidadores informais

Estatuto é alargado a pessoas que, não tendo laços familiares com a pessoa cuidada, vivem na sua casa e lhe prestam cuidados regularmente. Pais com guarda partilhada podem ser agora ambos cuidadores.
Transexualidade

Pais de alunos trans lamentam veto de Marcelo

Presidente da AMPLOS considera que decisão de Marcelo protege os encarregados de educação e não os jovens e defende que "só vai gerar mais stresse que era desnecessário"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos