793kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente Marcelo

Noticiário

1h. Auditoria à Santa Casa no Tribunal de contas

A auditoria à Santa Casa enviada para o Tribunal de Contas pelo governo. Ainda, 66 migrantes resgatados quando seguiam a caminho do Reino Unido.
Presidente da República

Embaixador de Moçambique na ONU elogia Marcelo

O diplomata Pedro Comissário Afonso diz que não se deve "filosofar em torno dessa questão", até porque "o colonialismo foi um erro".
Cabo Verde

Marcelo homenageia presos que morreram no Tarrafal

“Queremos um futuro de liberdade onde não caibam campos de morte lenta” como o de Chão Bom, nome dado à antiga prisão do Tarrafal, em Cabo Verde. Presidente homenageou vítimas em discurso.
Noticiário

9h. Morreu o escritor norte-americano Paul Auster

O autor de obras como "A Trilogia de Nova Iorque" e "Cidade de Vidro" tinha 77 anos. Paul Auster deixa uma obra literária publicada em mais de 40 línguas.
Noticiário

8h. Gaza. EUA determinados em alcançar cessar-fogo

Antony Blinken fala em tempos difíceis, mas garante que os EUA querem um cessar-fogo na Faixa de Gaza que leve os reféns para casa. O secretário de estado norte americano está hoje em Tel Aviv.
Noticiário

7h. EUA. Manifestantes retirados de universidade

Dezenas de manifestantes pró-Palestina foram retirados de um edifício ocupado da Universidade americana de Columbia. Este é mais um passo da contestação dos estudantes, que dura há quase duas semanas.
Noticiário

4h. Marcelo mantém palavra sobre ex-colónias

Marcelo Rebelo de Sousa não volta atrás nas declarações sobre reparações às ex-colónias. Ainda, Joe Biden aprovou novas medidas contra ciberataques vindos da China.
Noticiário

3h. CGTP espera um 1º de maio de grande afirmação 

A CGTP quer um 1º de maio de grande afirmação com milhares de trabalhadores nas ruas. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa garante que não volta atrás nas declarações sobre as reparações às ex-colónias.
Noticiário

2h. UGT espera milhares na rua no 1.º de Maio

A CGTP e a UGT esperam milhares de pessoas na rua no Dia do Trabalhador para reivindicar mais direitos. Ainda, Antony Blinken já está em Israel para o encontro com o Primeiro-ministro israelita.
Presidência da República

Cabo Verde e Portugal celebram a sua cooperação

O Presidente de Cabo Verde disse não existir "temas tabu em democracia" e que há "maturidade" para conversar. Os chefes de ambos os Estados afirmaram a excelente "cumplicidade" entre os dois países.
Colonialismo

Cooperação é reparação "que já está a ser feita"

"O apoio que nós damos, a cooperação que temos, as parcerias" são uma reparação "que já está a ser feita" e "vai continuar a ser feita", afirmou Marcelo sobre reparações de crimes da era colonial.
Noticiário

20h.Reparação colonial. S. Bento e Belém de acordo

É o que afirma Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda, o Chega defende que as contas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa devem ser alvo de auditoria.
Noticiário

12h.Chega quer debate na AR sobre antigas colónias

O pedido foi feito no seguimento das palavras do Presidente da República, que sugeriu uma reparação às antigas colónias. E ainda, o Produto Interno Bruto cresceu 1,4% no primeiro trimestre do ano.
Noticiário

6h. Marcelo começa visita oficial a Cabo Verde

Marcelo Rebelo de Sousa começa visita a Cabo Verde com reparações coloniais ainda a marcar a atualidade. Ainda, governo dos Açores entrega hoje a proposta de Plano Anual e de Orçamento Regional.
Colonialismo

Reparação: Embaló não comenta Marcelo

Marcelo defendeu que Portugal deve liderar de reparação as consequências do período do colonialismo. Umaro Sissoco Embaló disse que respeita a opinião do homólogo, mas recusou-se a comentar.
A História do Dia

Portugal deve pagar pelo passado colonizador?

O Presidente da República defendeu o pagamento de reparações às ex-colónias. O governo diz que não há planos nesse sentido. Nesta edição ouvimos a opinião do historiador João Pedro Marques.
Noticiário

3h. Livre aprovou lista às europeias

Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias embora Francisco Paupério não seja nome consensual. Ainda, as criticas de Marques Mendes a Marcelo Rebelo de Sousa.
Colonialismo

Parabéns ao governo

O governo foi claro, sensato, firme e cortou este disparate a tempo. Terá cortado este mal — isto é, esta doença woke — pela raiz? Talvez não totalmente, mas pelo menos pôs muita água na fervura.
Colonialismo

Não, não sou O passado não se apaga, nem se paga

Apenas com o perdão podemos criar uma nova memória do que aconteceu, uma mais aceitável e que nos permita olhar o futuro de outra maneira, diluindo ressentimentos e sentimentos de culpa.
Presidente Marcelo

Belém, temos um problema

Acossado pelo caso das gémeas, assustado com a irrupção do Chega e as críticas do PS, desconcertado pela forma como Montenegro lida com ele, Marcelo resolveu criar um facto: o pagamento às ex-colónias
Presidente Marcelo

Carta ao (ainda) Presidente da República

Senhor Presidente, se ainda tem algum sentido de dignidade e de respeito pelo cargo que ocupa e pelos portugueses, por Portugal e pela sua História, peço-lhe que apresente a renúncia ao seu mandato.
Presidente Marcelo

Desculpem incomodar, mas posso defender Marcelo?

As expressões "urbano" e "rural" fazem parte da história do PSD e era isso que o Presidente estava a contar aos jornalistas estrangeiros. É absurdo transformar uma explicação num insulto.
Presidente Marcelo

Escravatura, perdões e reparações

A escravatura e o seu comércio acabaram, não porque o Ocidente tenha sido vencido por um novo Império, mas por vontade própria da nossa sociedade civil, que fez valer os direitos da vida humana.
Noticiário

15h. Capucho. "Declarações de PR deploráveis"

António Capucho considera deploráveis declarações de Marcelo sobre Costa, Montenegro e reparação colonial. Sindicatos dos Enfermeiros otimistas depois de reunião com ministra da Saúde.
Noticiário

10h. Marcelo foi "longe demais", dizem PS e IL

Neste jornal, o debate entre Carlos Pereira e Mário Amorim Lopes sobre a reparação colonial. Ainda nesta edição, a reunião entre sindicatos médicos e ministra da Saúde e o conflito em Israel.
Noticiário

7h. MNE brasileiro defende "política de reparação"

Neste jornal, continuamos a dar destaque às declarações do Presidente da República sobre "pagar os custos" pelo que fez na época colonial. Ainda o 25 de Abril e o conflito em Gaza.
Atualidade

A aula de história de Marcelo no Parlamento

"Ninguém quer trocar uma democracia menos perfeita por uma ditadura. Queremos melhor e muito melhor democracia”, defendeu o Presidente da República na sessão solene na Assembleia da República.
Presidente Marcelo

Marcelo: o "não" a Centeno e a conversa com a PGR

Em novos registos áudio do jantar com jornalistas estrangeiros, Marcelo diz que um Governo de transição não era possível porque estava aberta a luta pela liderança do PS. E conta conversa com PGR.
Noticiário

9h. 25 de abril. Parada com mais de 1000 militares

Cerimónia militar arranca pelas 9h40 na Praça do Comércio com a presença do Presidente da República. Também neste jornal, Jerónimo de Sousa mostra-se preocupado com a situação atual dos jovens
Noticiário

8h. Israel matou "dois terroristas" em Gaza

São informações divulgadas pelas tropas israelitas. Entretanto, há relatos de um ataque de Israel no Líbano. Ainda neste jornal, as comemorações do 25 de Abril e a saída de Fernando Araújo da DE-SNS.
Noticiário

7h. Governo acha sugestão de Marcelo "tóxica"

O Presidente da República sugeriu "pagar custos" de crimes coloniais. Governo foi apanhado de surpresa, diz o Expresso. Ainda neste jornal, o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Marcelo Rebelo de Sousa

Os 50 anos do 25/4 mereciam outro Presidente

O 25 de Abril conseguiu algo único: a Democracia, o Estado de Direito e o progresso económico e social da população. Não são conquistas de 1974 mas só são possíveis com o 25 de Abril.
PGR

Marcelo, a PGR e o que achou "maquiavélico"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Operação Influencer, os inquéritos que foram abertos e a data de abertura de um deles — exatamente a mesma em que António Costa se demitiu.
Noticiário

22h. Se pudesse, Ventura votava para destituir PR

É a reação do líder do Chega às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa que fez um mea culpa português relativamente a questões de colonialismo. Para André Ventura "é uma traição à pátria".
Noticiário

13h. Gémeas. MRS cortou relações com o filho

Presidente da República diz que o comportamento de Nuno Rebelo de Sousa no caso foi "imperdoável". Ainda neste jornal, a redução do IRS vai descer à especialidade sem votação.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Noticiário

22h. PR condecora militares, Alberto Martins e RR

Numa cerimónia no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto Martins, o rosto da revolta académica de 1969.
Política

Marcelo: "Disse o que os portugueses sentiram"

Marcelo defendeu que fez um comentário genérico ao afirmar que começa a ser mais provável haver um português no Conselho Europeu. Deu razão a Costa, que disse que a dissolução era um sonho da direita.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Semáforo Político

Marcelo violou um princípio sagrado?

De uma só vez, Marcelo comentou um processo judicial em curso e relançou a candidatura de António Costa ao Conselho Europeu. Se nem o PR defende a separação de poderes, a quem o podemos exigir?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos