Presidente Marcelo

Política

Presidente de Cabo Verde visitou Cova da Moura

O Presidente de Cabo Verde elogiou a integração da comunidade cabo-verdiana em Portugal, no decorrer de uma visita ao bairro da Cova da Moura, arredores de Lisboa, com Marcelo Rebelo de Sousa.
Eurogrupo

Marcelo. Centeno é "candidatura forte" a Eurogrupo

O Presidente da República defendeu que o ministro das Finanças, Mário Centeno, "é um grande nome" e "uma candidatura forte" à presidência do Eurogrupo, mas aconselhou a baixar expectativas.
Suíça

Presidente da Suíça em Portugal na terça-feira

180
A presidente da Suíça, Doris Leuthard, vai realizar uma visita de Estado a Portugal na próxima terça-feira. A chefe de Estado vai fazer um passeio de elétrico e visitar a Fundação Champalimaud.
CPLP

Portugal e Cabo Verde preparam para a CPLP

158
Portugal e Cabo Verde vão apresentar em breve à CPLP um projeto para a mobilidade inter-estados e estão a estudar uma parceria "especialíssima" para a livre circulação de pessoas.
Política

Marcelo também contra "desbaratar" de recuperação

137
O Presidente da República defende que medidas de "justiça social" não podem "desbaratar" a recuperação económica e financeira "que deu tanto trabalho" a conquistar.
Presidente da República

Marcelo promulga regime de plantação de eucaliptos

164
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece um regime transitório para evitar que sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.
Orçamento do Estado

Marcelo: Reivindicações podem não impactar OE

O Presidente da República falou no final de uma visita ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, tendo dito ainda considerar que portugueses entendem qual o impacto dos incêndios no défice.
Presidente da República

Marcelo diz que Portugal é uma "sociedade segura"

150
O Presidente da República considerou que Portugal continua a poder ser visto e vivido como "uma sociedade segura", escusando-se a comentar o caso da mulher morta durante uma perseguição policial.
Marcelo Rebelo de Sousa

Especial/ Jornalista-político. Quando Marcelo fazia jornais

177
Numa composição, aos 14 anos, viu na imprensa a sua "sina". Marcelo, que esta semana falou aos jornalistas, inaugurou uma nova forma de fazer notícias políticas. Com muita intriga e loucuras pelo meio
Política

"Não podemos ignorar", diz Marcelo sobre Angola

O Presidente da República não quis comentar diretamente as alterações em empresas públicas angolanas, mas afirmou que acompanha a situação, citando versos de Sophia de Mello Breyner.
Incêndios

Fogos. PR e CDS satisfeitos com apoio a feridos

Marcelo mostrou-se satisfeito com o apoio dado pelo Governo aos feridos graves dos incêndios. Assunção Cristas, líder do CDS, fez um post no Facebook a dizer que o Governo lhe deu razão.
Incêndios

Incêndios. CDS-PP quer alargar apoios a feridos

O CDS-PP vai apresentar no parlamento um projeto para incluir os feridos e incapacitados nos apoios às vítimas dos incêndios do Verão, no sentido do que defendeu o Presidente da República.
Incêndios

Fogos. Marcelo promulga diploma mas com ressalvas

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o diploma do parlamento que estabelece medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho -- mas com ressalvas.
Saúde

Saúde. Marcelo "percebe situação" de técnicos

202
O Presidente da República prometeu fazer chegar ao Governo as preocupações dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que fazem greve pelo reconhecimento da sua carreira profissional.
Legionela

Marcelo: é "muito importante" saber causa do surto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou ser "muito importante, por uma questão de transparência", saber-se a causa do surto de 'legionella' no Hospital Francisco Xavier.
Presidente Marcelo

Marcelo "muito preocupado" com a seca

O Presidente da República afirmou que está "muito preocupado" com a seca e com a possibilidade de ser necessário em breve abastecer água às populações de concelhos servidos pela barragem de Fagilde.
Presidente Marcelo

UNESCO: "Mais um êxito da diplomacia"

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO e disse que era "mais um êxito da diplomacia". Portugal já lá tinha estado entre 2005 e 2009.
Legionela

Legionella. "É preciso apurar o que se passou"

495
O Presidente da República disse esta segunda-feira que "é preciso apurar o que se passou" relativamente ao surto de Legionella que já provocou dois mortos. Também elogiou as autoridades de saúde.
Presidente da República

Quem quer Marcelo que vença as eleições em 2019?

430
Para manter um papel principal, Marcelo precisa de travar a ascensão de Costa – é a fraqueza do primeiro-ministro que faz a força do presidente. Dar a mão a Santana Lopes seria uma forma de o fazer.
Violência

Marcelo diz que violência é sempre condenável

109
O Presidente da República considerou, sem comentar casos concretos, que a violência é sempre condenável e que a violação do direito à integridade pessoal física e psíquica merece "censura agravada".
Presidente Marcelo

Marcelo quer receber presidente chinês em 2018

O Presidente da República revelou o desejo de receber Xi Jinping, o presidente chinês, em 2018. Marcelo enviou a Jinping uma carta de felicitações pelos sucessos do XIX Congresso do PC chinês.
Presidente Marcelo

Especial/ Português-Marcelês. O dicionário do Presidente

Presidente aproveita contacto com populares e as situações mais inusitadas para anunciar iniciativas, mandar recados ou fazer comentário político. Uma palavra, com Marcelo, não é só uma palavra
Presidente Marcelo

Fogos. Portugueses crentes na recuperação do país

328
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que os portugueses acreditam ser possível fazer renascer o país das cinzas após os incêndios que causaram muita destruição e 110 mortos.
Presidente Marcelo

Incêndios. Conselho de Estado aprova voto de pesar

Conselho de Estado durou quatro horas e analisou "situação, perspetivas e desafios da União Europeia" e evocou "respeitosamente as vítimas [dos incêndios de 15 e 16 de outubro] e suas famílias".
Conselho de Estado

Incêndios. Juncker reitera apoio de Bruxelas

O presidente da comissão europeia, Jean-Claude Jucker, assumiu à chegada ao Conselho de Estado que Bruxelas vai "refletir" sobre proteção civil europeia após sugestão de Portugal.
Presidente Marcelo

Marcelo: é tempo de "arregaçar as mangas"

O Presidente da República afirmou que a "solidariedade institucional" entre os órgãos de poder passa por um "compromisso com os portugueses". Marcelo acredita que já todos reconheceram os erros.
Conselho de Estado

Conselho de Estado reúne-se em momento tenso 

166
Marcelo já convocou o órgão consultivo do Presidente por sete vezes. Reunião ocorre em momento especialmente delicado das relações entre Belém e São Bento e depois de mais um trágico incêndio no país.
Presidente Marcelo

Marcelo mantém "exigência constante" ao Governo

573
Presidente da República avisa Governo que vai manter "exigência constante". Explica que querela com o Governo não é "pessoal" e que não pode admitir que o país "não chegue lá".
Conselho de Estado

Juncker "honrado" por ir ao Conselho de Estado

125
"Isto é bem mais do que um gesto muito significativo de cortesia pessoal", disse o presidente da Comissão Europeia sobre o convite que lhe foi dirigido em julho passado pelo Presidente da República.
Catalunha

Marcelo falou com o rei de Espanha ao telefone

417
Presidente da República falou com Filipe VI ao telefone e reiterou que Portugal é completamente contra a independência da Catalunha e que por isso não irá reconhecer a declaração de independência.
Presidente Marcelo

PR passa Ano Novo em concelho afetado pelos fogos

1.107
Presidente da República vai passar o Natal a Pedrógão, como já tinha anunciado, e o Ano Novo no concelho mais afetado pelos incêndios de 15 de outubro.
Açores

Agicultores pedem ajuda a Marcelo

Federação Agrícola dos Agricultores pede ao Presidente "para ajudar e articular algumas posições, para que não haja alguma orfandade" das regiões ultraperiféricas na negociação de fundos comunitários.
Presidente Marcelo

César admite "pequena dissonância"

164
Líder da bancada parlamentar do PS admite "pequena dissonância" entre Costa e Marcelo, mas antecipa "grande confluência" entre Governo e Presidência até ao final da legislatura.
Comentário Político

Análise. Guia para ler um Presidente carnívoro

786
Marcelo explicou tudo em 2015: se o Governo fosse fraco, ele seria forte. Se criticou Cavaco por ser "herbívoro", ele é carnívoro. O regime só se presidencializa se Costa deixar. Por Vítor Matos
Presidente Marcelo

Marcelo. Os homens amuam, o Presidente cola coisas

905
Marcelo começou o dia com discurso duro e continuou, no seu mundo, a comentar política em várias ocasiões. Sugere que Costa amuou, lembra que é militante do PSD e diz que anda sempre a "colar coisas"
Presidente Marcelo

Começou a trovoada entre Belém e São Bento

1.155
Marcelo está "chocado". Costa está "chocado". O país está "chocado". Os fogos acabaram com a boa relação entre Presidente e Governo. Esta quinta, as acusações continuam. Como é que tudo se deteriorou?
Presidente Marcelo

Marcelo avisa Governo: "Chocado ficou o país"

4.866
O Presidente sugere que Governo, ao entrar no campo "especulativo", mostrou que "não entende, nem entendeu nada do que se passou em Portugal". Já o ministro da Defesa afirma: "Não fiquei chocado".
Presidente Marcelo

Marcelo: todos devem cumprir Constituição de 1976

352
Em visita aos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa comentou o polémico acórdão da Relação do Porto referindo o que considera um "princípio óbvio": "Cumprir e fazer cumprir a Constituição de 1976".
Moção de Censura

Marcelo: Governo tem de justificar confiança

543
O Presidente da República considera que a democracia "funcionou", com o chumbo do Parlamento à moção de censura do CDS. A bola passa para o lado do Governo.
Assalto em Tancos

Especial/ Investigação a Tancos. Uma guerra entre polícias

511
Passaram 117 dias desde o assalto. A Polícia Judiciária tinha o caso na mão, mas foi a Polícia Judiciária Militar que recuperou as armas e explosivos. Esta é a história de uma luta entre polícias.
Incêndios

Incêndios. Marcelo quer populações informadas

146
O Presidente considerou hoje importante que as populações afetadas pelos incêndios sejam informadas sobre as medidas e apoios aprovados pelo Governo e alertou para a situação da pequena agricultura.
Incêndios

Marcelo não é a rainha de Inglaterra

372
O comentador da SIC garantiu este domingo que o primeiro-ministro, a viver "o momento mais crítico de toda a sua vida política", ainda não está "acabado". E elogiou a atuação de Marcelo.
Presidente Marcelo

Marcelo elogia autarcas, populações e bombeiros

146
Na reta final da visita aos 14 concelhos atingidos pelos incêndios da passada semana, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou, em Penacova, o trabalho de bombeiros e suas famílias, autarcas e populações.
Presidente Marcelo

Marcelo aprova passagem da Carris para a CML

Depois do veto em agosto e da consequente alteração do diploma, Marcelo Rebelo de Sousa aprova por fim o diploma que transfere a gestão da rodoviária Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.
Incêndios

Incêndios. Marcelo confiante em "solução expedita"

O Presidente da República está confiante no Conselho de Ministros e nas soluções que podem daí advir. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a limitação da época de incêndios já não faz sentido.
Presidente Marcelo

Revista "Time" destaca fotografia de Marcelo

5.994
A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais têm reagido às muitas imagens do Presidente da República.
Direção Geral da Saúde

Marcelo atribui Ordem de Mérito a Francisco George

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.
Moção de Censura

PR. Censura acaba com o "equívoco" do apoio do PCP

1.421
O Presidente da República disse no discurso que a aprovação da moção de censura, ou seja, a queda do Governo, acaba com um "equívoco": as dúvidas sobre o apoio do PCP à "geringonça".
Incêndios

Não "banalizar" mortes. AR diga se quer o Governo

16.921
Presidente pede ao Parlamento para avaliar se quer que este Governo continue. Disse por outra palavras que o Governo deve remodelar a ministra. E que "banalizou" mortos.
Presidente Marcelo

Cuidados Paliativos. Marcelo pede mais empenho

1.072
Presidente da República deixou este sábado "uma chamada de atenção" aos responsáveis políticos para "que se empenhem mais no domínio dos cuidados paliativos". É, diz Marcelo, uma "causa fundamental".
Associação Sindical os Juízes Portugueses

Marcelo compreende queixas dos juízes

O Presidente da República diz não ter o "dom da ubiquidade", apesar de considerar "legítimos e justificados" melindres de alguns setores profissionais com a sua ausência. É a resposta aos juízes.
Orçamento do Estado

OE 2018: Marcelo pede bom senso

O Presidente da República pediu aos partidos do governo que tenham bom senso e realismo no que toca ao Orçamento do Estado. E falou já de 2019 e da "tentação de um orçamento eleitoralista".
Presidente Marcelo

Santana Lopes almoçou com Marcelo em Belém

203
Santana Lopes tem estado a encontrar-se com várias pessoas ligadas ao PSD para o ajudarem na tomada de decisão de avançar ou não com uma candidatura à liderança do partido.
Presidente da República

Nas entrelinhas de Marcelo neste 5 de outubro

413
Veja aqui a descodificação do que disse o Presidente no dia da República: os recados, os destinatários de críticas, as referências implícitas, os significados da intervenção. Por Vítor Matos
Presidente da República

"Segurança interna como penhor de tranquilidade"

160
Marcelo falou da democracia, mas também de Pedrógão sem dizer o nome, ao apelar a "uma segurança interna que seja encarada como penhor de tranquilidade" sobretudo nos momentos "críticos".
Presidente Marcelo

Presidente adia deslocação à Madeira

Marcelo Rebelo de Sousa deveria iniciar a deslocação à Madeira esta terça-feira. O vento forte que se faz sentir na região já cancelou três voos na manhã desta terça-feira.
Autárquicas 2017

Não votar é um "descuido imperdoável"

1.205
Preocupado com o "cansaço de alguns relativamente a alguma política e alguns políticos" como causas para abstenção, o Presidente apelou ao voto nas autárquicas por "amor à terra". Veja o vídeo.
Angola

Jornal de Angola elogia Marcelo

O Jornal de Angola tece fortes elogios a Marcelo Rebelo de Sousa na sua edição desta quarta-feira. "O Presidente português aproxima os povos", refere o diário, sempre crítico do Governo português.
Presidente Marcelo

Marcelo lamenta que ovação seja vista como vaia

763
O Presidente da República estranhou que muitos portugueses tenham achado que a ovação que recebeu esta terça-feira em Luanda foi uma vaia. Marcelo realçou as relações próximas entre os dois países.
Eleições na Alemanha

Marcelo espera manter boas relações com Alemanha

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o desejo de ver formado um novo Governo na Alemanha que mantenha um bom relacionamento com Portugal, na sequência das eleições alemãs de domingo.
Presidente Marcelo

Marcelo entre a diplomacia e os banhos em Luanda

882
O presidente português aproveitou a estadia em Angola para matar saudades do mar daquele país. Marcelo Rebelo de Sousa realçou as "relações fraternais" entre Portugal e o país africano.
Angola

Marcelo e os portugueses em Angola

522
Pensei que o presidente dos “afectos” tivesse tacto diplomático para lidar com Angola. Enganei-me. Mas não me engano quanto à hospitalidade, amizade, capacidade de perdoar e tolerância dos angolanos.
Angola

Marcelo vai à posse do Presidente angolano

"Nunca me sinto desconfortável quando defendo os interesses de Portugal", disse o PR depois de ser confrontado com acusações do vice-presidente da UNITA, Raúl Danda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site