O Ministério Público está a “acompanhar a situação” do Grupo Espirito Santo e “não deixará de pedir todos os elementos considerados importantes para eventual investigação criminal”, assegurou à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.

“O Ministério Público encontra-se a acompanhar a situação, nomeadamente as notícias vindas a público. O relatório em causa ainda não foi recebido mas o Ministério Público não deixará de solicitar todos os elementos que considere relevantes para a investigação criminal”, disse à agência Lusa a mesma fonte.

O Banco de Portugal detetou irregularidades nas contas da Espírito Santo Internacional (ESI) e concluiu, com base numa auditoria divulgada dia 21 de maio, que a situação financeira é grave.

Uma auditoria externa levada a cabo na Espírito Santo Internacional “apurou irregularidades nas contas e concluiu que a sociedade apresenta uma situação financeira grave”.

Segundo o documento disponibilizado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a auditoria externa levada a cabo na ESI, relativa às contas divulgadas a 30 de setembro de 2013 e 31 de dezembro de 2013, “apurou irregularidades nas suas contas e concluiu que a sociedade apresenta uma situação financeira grave”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo sentido, acrescenta, a comissão de auditoria da Espírito Santo Financial Group (ESFG) “identificou igualmente irregularidades materialmente relevantes nas contas” da ‘holding’.

De acordo com a edição de hoje do Diário Económico, um relatório da comissão e auditoria da Espirito Santo Financial Group (ESFG) “terá concluído que não foram registados 1,2 mil milhões de euros de dívidas nas contas de 2012, deixando a ESI numa ‘situação financeira grave'”.

Segundo o jornal, a situação financeira da ESI, por ser uma sociedade sediada no Luxemburgo que se rege por direito luxemburguês, releva apenas para efeitos da ordem jurídica desse país — onde a lei prevê (tal como a portuguesa) que a falta de registo contabilístico, se feita com dolo, é considerada ocultação de contas, o que constitui matéria criminal.