Os preços das casas estão a subir em Portugal, depois de um período de quebra que coincidiu com a crise económica e financeira, quando se assistiu a cortes no crédito, ao agravamento do preço do dinheiro e a uma quebra no valor dos imóveis. No primeiro trimestre de 2014, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços registaram um aumento de 4%, evidenciado pelo índice de preços na habitação (IPHab).

O comportamento verificado durante os primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2013, representa uma aceleração em relação ao derradeiro trimestre de 2013, quando o indicador progrediu 0,6% e interrompeu um ciclo de evoluções negativas que se iniciou no quarto trimestre de 2010. Os dados calculados pelo INE revelam, também, que os preços dos alojamentos existentes subiram 4,7% de janeiro a março de 2014, enquanto os valores das casas novas evoluíram 2,9%.

Na comparação com o trimestre anterior, verificou-se uma subida de 1,3% durante os três primeiros meses de 2014, o que representa um abrandamento em relação aos três últimos meses de 2013, quando o comportamento em cadeia revelou um aumento de 2,3%. O INE assinala, ainda, que no primeiro trimestre deste ano, o número de transações de habitações foi de 18,6 mil.

Com o anúncio do comportamento do IPHab, afirma a nota divulgada, o INE deu início “à divulgação de um novo produto estatístico”, cuja base é 100 em 2010. A nota acrescenta que, com a iniciativa, “o Instituto procura ir ao encontro das necessidades de informação relacionadas com a medição e a monitorização da evolução dos preços dos alojamentos familiares transacionados no território nacional”.

O IPHab, “cuja série se inicia em 2009”, explica ainda o INE, “é um indicador trimestral que obedece ao quadro conceptual e metodológico desenvolvidos no âmbito de um projeto do Sistema Estatístico Europeu, destinado a promover a produção de estatísticas oficiais harmonizadas sobre o mercado imobiliário a nível europeu”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR