Decorre este sábado nos Açores, a primeira etapa do campeonato dos mergulhos mais arriscados. É o Red Bull Cliff Diving, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Vila Franca do Campo, na Ilha de S. Miguel. Trata-se de um circuito mundial de saltos para a água, numa das paisagens mais bonitas de Portugal.

Veja aqui as fotos.

A etapa açoriana, que se realizar mais uma vez no ilhéu de Vila Franca do Campo, entra para quinta prova do calendário que de sete aumenta para oito provas pontuáveis.

O anúncio da entrada da prova açoriana no calendário de 2014 por parte da organização coincidiu com o anúncio feito por Vítor Fraga, secretário regional do Turismo e Transportes, no decorrer de uma conferência de imprensa no stand promocional da Região na Bolsa de Turismo de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 10 de dezembro 2013 a organização anunciou o calendário para 2014 do qual não constava a etapa açoriana mas sensivelmente a dois meses do arranque da temporada o calendário aumentou de sete para oito provas com a entrada do ilhéu de Vila Franca do Campo.

A época começa a 10 de maio em Havana, Cuba – uma das estreias de 2014 -, prosseguindo a 7 de junho nos Estados Unidos da América, no Lago Possum Kingdom, no estado do Texas.

Ainda em junho, mas no dia 29, o circuito viaja para a Irlanda (Inis Mór), seguindo-se a 11 de julho a etapa na Noruega (Kragero) antes do regresso aos Açores, na ilha de São Miguel, agendado para 26 de julho.

A 30 de agosto o Red Bull Cliff Diving viaja para Yalta na Ucrânia, seguindo-se a 20 de setembro a Espanha com um evento em Bilbau, antes do circuito finalizar a 19 de outubro na praia de Niterói, Rio de Janeiro (Brasil).

A estreia dos Açores no circuito do Red Bull Cliff Diving aconteceu em 2011, ano em que o vencedor da etapa açoriana foi o russo Artem Shilchenko, o atual campeão do circuito.

O ano passado a prova açoriana foi ganha pelo britânico Gary Hunt, vencedor da competição entre 2010 e 2012.

A presença do Red Bull Cliff Diving nos Açores custa aos cofres do Governo Regional sensivelmente 200 mil euros.