O Bloco de Esquerda (BE) enviou um conjunto de questões ao Banco de Portugal e ao Ministério das Finanças a pedir esclarecimentos sobre o empréstimo de 3,500 milhões de euros ao BES no dia 1 de Agosto. O pedido de esclarecimentos surgiu na sequência da notícia do Observador. Tal como o Observador noticiou, o Banco de Portugal terá feito um empréstimo com recurso ao mecanismo de cedência de liquidez em situação de emergência  (ELA – Emergency Liquidity Assistance) – destinado a ajudar instituições financerias solventes com problemas temporários de liquidez.  Para dar mais segurança em processos como este, há diversos pareceres que defendem a existência de garantias públicas sobre os empréstimos.

O empréstimo ao BES terá sido feito dois dias antes de ele ser separado em dois bancos, um “bom” e um outro “mau”, e no mesmo dia em que o Banco Central Europeu lhe retirou a confiança. “É, assim, incompreensível este empréstimo ELA a um banco que claramente não era solvente. Por outro lado, será inaceitável se sobre este empréstimo tenha existido algum tipo de garantia pública para um buraco de um banco privado”, refere no Bloco de Esquerda no documento a que o Observador teve acesso, assinado pelo deputado Pedro Filipe Soares.

O BE de esquerda pede explicações e confirmações ao Banco de Portugal e manda, ainda, um conjunto de perguntas ao Ministério das Finanças e da Administração Pública para apurar se este tinha conhecimento.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR