Para estar a ler esta notícia, tem de estar ligado à internet num computador, num smartphone ou num tablet. Mas quantos aparelhos estarão ligados à internet em todo o mundo? E em que zonas se concentra a maioria?

O mapa-mundo da rede que liga qualquer pessoa em qualquer parte do planeta foi elaborado a 2 de agosto por John Matherly, o fundador da Shodan, um motor de busca para dispositivos conectados à internet. John Matherly enviou uma solicitação de “ping” (um utilitário de rede que reconhece internet) a cada endereço IP (a referência numérica de cada aparelho que esteja ligado à internet), recolheu todos os dados e armazenou as respostas positivas. “Demorei quase cinco horas para juntar toda a informação e outras 12 horas para formar a imagem do mapa”, contou o fundador da empresa.

mapa internet

Site Gizmodo.com

Nos locais a vermelho está concentrado o maior número de aparelhos ligados à internet: a Europa e a América do Norte, mais concretamente os Estados Unidos da América, são os sítios com mais conexão à ferramenta. Com os dados agora reunidos, a Shodan poderá enviar os pedidos de resposta mais rapidamente e, assim, conseguir as respostas para os próximos mapas em poucas horas. “Nós pretendemos acompanhar as mudanças na conectividade global à internet ao longo dos tempos”, sintetiza John Matherly.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR