Norte:

A rentrée em Guimarães fica marcada pelo Festival Mantaesta sexta-feira, com um concerto dos portugueses Linda Martini. Sábado é habitualmente destinado a um artista estrangeiro e a tradição mantém-se. O palco vai ser do britânico Luke Haines, que se apresenta a solo com New York in the 70’s, trabalho lançado este ano. Dois bons concertos para ver sem pagar um tostão.

Até sábado, a Póvoa de Varzim é palco do Philantra. A vida cultural da cidade vai ser agitada por concertos, espetáculos de teatro, dança, exposições, uma feira de publicação independente e workshops, tudo da responsabilidade de artistas emergentes nacionais.

A Orquestra XXI é um projeto inédito de 50 jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro que se reúnem em Portugal para levar a música a todo o país. Na sexta-feira, a Orquestra passa pela Casa da Música, no Porto (21h), sábado sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco (21h30) e no domingo apresenta-se na Fundação Calouste Gulbenkian (19h).

O Porto continua sem Feira do Livro da APEL mas, de 5 a 21 de se setembro, vai organizar a sua própria Feira do Livro nos Jardins do Palácio de Cristal. Sob os lemas “Liberdade” e “Futuro”, conta com mais de 100 pavilhões de exposição, “um festival literário”, um ciclo de cinema, um festival de “spoken words” e, entre outras iniciativas, exposições. A feira vai também homenagear o escritor e tradutor Vasco Graça Moura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até domingo, o Vinho Verde Wine Fest mora na Alfândega do Porto, às portas do rio Douro. Para além de degustar os vários vinhos e saber mais sobre eles, os visitantes vão poder também participar em provas comentadas, aprender com 15 chefs convidados as melhores harmonizações entre gastronomia e vinhos verdes, ouvir DJs e participar em várias atividades que celebram a Região Demarcada. A entrada custa 7,50 euros e inclui um copo, oito senhas para prova de vinho nos expositores presentes, acesso a um show cooking com degustação e a uma prova comentada.

Centro:

Durante um fim-de-semana, Castelo de Vide revive os tempos medievais, numa experiência mágica que nos transporta para um passado muito distante. Tascas, teatro, saltimbancos, música, e muita animação são a desculpa ideal para passar o fim-de-semana numa das zonas mais bonitas e recatadas do país. O fim de semana do Mercado Medieval chegou e, para quem não é de Portalegre, esta é a desculpa ideal para uma escapadinha turística.

Fátima vai andar mais animada, graças ao Vespinga Cool Festival. Junto ao Estádio Municipal de Fátima vai estar um palco pronto a receber artistas portugueses como The Gift, Clã, Expensive Soul e Boss AC. O bilhete de um dia custa 15 euros e o bilhete de dois dias custa 25 euros.

Sul:

Só na Grande Lisboa há quatro festivais este fim de semana, três novos e um regresso. O regressado é a Festa do Avante, que dispensa apresentações. Nas estreias temos o LISB/ON #Jardim Sonorouma festa de dois dias no Parque Eduardo VII que promete unir património, cultura, lazer e música, com Carl Craig à cabeça. O bilhete de um dia custa 25 euros e o passe para os dois dias custa 30 euros. A Casa Independente recebe o MegaFest, sábado das 15h às 02h, com atuações de nomes como J.P. Simões, Norberto Lobo, Bruno Pernadas e Tiago Sousa. Finalmente o Muvi, I Festival Internacional de Música no Cinema que, segundo a organização, exibe até domingo o “melhor que se tem feito no âmbito do cinema sobre música”.

A feira Crafts & Design regressa ao Jardim da Estrela este fim de semana para celebrar oito anos de vida e para dar um presente aos mais novos: a peça de teatro “Capas, Folhas e Letras”, domingo, às 16h30. Com artes circenses à mistura, a peça é sobre o senhor Ludvico, que tinha a cabeça demasiado cheia de historias, ideias e sonhos.

Farturas, bailaricos e música. As Festas de Carcavelos animam a cidade esta sexta-feira e sábado, com destaque para os concertos de António Zambujo e Luís Represas. É aproveitar, porque as festas de verão estão quase a entrar em férias.

Ali bem perto, Cascais recebe o Red Bull Flugtag, ou “Dia das Asas”, sábado a partir das 13h. 45 equipas, que a organização descreve como “gloriosos malucos das máquinas voadoras”, lutam entre si para descolar da forma mais original possível, sendo certo que, em mais ou menos segundos, se vão espatifar na água.

No Casino de Tróia, Luís Franco-Bastos apresenta ao público “Roubo de identidade”, o mais recente espetáculo de stand-up comedy de um humorista pouco importado com o politicamente correto. O espetáculo acontece no sábado, às 22h30, e os bilhetes custam 10 euros.

O ciclo Cinema Português em Movimento está no Algarve, mais concretamente a Vila Real de Santo António, até domingo. As sessões têm sempre lugar ao ar livre, às 21h30. Sexta-feira exibe-se a comédia “dot.com”, de Luís Galvão Teles, que esteve nomeado para Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos. Sábado exibe-se “A Bela e o Paparazzo”, de António Pedro Vasconcelos, numa sessão que contará com a presença do realizador e protagonistas do filme. Por fim, domingo, há para “Amália – o Filme”, de Carlos Coelho da Silva.