Os rebeldes Shebab da Somália, ligados à Al-Qaeda, nomearam Ahmad Umar para suceder ao ex-líder do grupo, morto na segunda-feira durante um ataque aéreo norte-americano, indicou este sábado o grupo de monitorização do terrorismo SITE.

Num comunicado publicado em fóruns rebeldes na internet, o grupo anunciou a nomeação de Ahmad Umar para substituir Ahmed Abdi Godane e renovou o seu vínculo à Al-Qaeda, revelou o SITE.

Os rebeldes Shebab tinham confirmado a morte do seu líder, Ahmed Abdi Godane, durante um ataque aéreo dos EUA.

“O líder Shebab foi morto por um ‘drone’ dos EUA na segunda-feira, ao lado de outros dois camaradas”, disse um porta-voz militar do Shebab, Abdulaziz Abu Musab, num comunicado enviado à AFP, que foi o primeiro comentário oficial do grupo desde o atentado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante toda a semana, o grupo tinha-se recusado a confirmar ou negar os relatos da morte de Godane.

Na sexta-feira, o Pentágono confirmou que Ahmed Abdi Godane, o líder do principal grupo associado à Al-Qaida em África, foi morto num ataque levado a cabo na segunda-feira através de ‘drones’ norte-americanos e aviões não-tripulados, que lançaram mísseis ‘Hellfire’ e bombas dirigidas a laser sobre o local onde decorria uma reunião de comandantes Shebab.

As autoridades norte-americanas não especificaram como tinham conseguido confirmar a morte de Godane, mas em casos anteriores semelhantes os serviços secretos norte-americanos testaram amostras de ADN e usaram informações obtidas através de escutas.