O Comité Financeiro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou o Tribunal Superior Eleitoral que recebeu uma doação de Eduardo Campos, o ex-candidato presidencial pelo partido que morreu num acidente de avião, conta a Carta Capital.

Há dois pontos a causar estranheza à imprensa brasileira. Primeiro, o timing: aconteceu apenas um dia depois do acidente aéreo (14 de agosto). E a quantia — cerca de 850 mil euros —, que será, segundo o jornal brasileiro, quase cinco vezes mais do que o património declarado pelo político.

Após a morte de Campos, o PSB escolheu Marina Silva, até então a número dois do candidato presidencial, para correr ao Palácio do Planalto. A candidata não demorou a fazer mudanças e decidiu nomear alguém da sua confiança para controlar as finanças da campanha, cargo esse que queria ver separado do das finanças do partido. O primeiro está entregue a Álvaro de Souza e o segundo a Márcio França.

Bazileu Margarido, que coordena as finanças da campanha da candidata, afirmou ao Carta Capital — que publica no artigo uma imagem do comprovativo da doação — que o donativo foi legal e que o partido prepara uma nota de esclarecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR