Um acordo de Paz no Iémen, mediado pelas Nações Unidas (ONU), foi assinado hoje em Sanaa, na presença do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi e de representantes de várias fações políticas, anunciou a agência iemenita Saba.

“O acordo de Paz é uma parceria nacional”, assinado na presença do enviado especial da ONU Jamal Benomar, e baseia-se “nos resultados da conferência de diálogo nacional” onde, no final dos trabalhos, em janeiro, foi aceite o princípio de um Estado federal para o Iémen, referiu a agência.

O acordo de paz surgiu depois de “intensas conversações com todas as forças políticas, incluído o (movimento rebelde) Ansarullah, para resolver a atual crise com base nos resultados da Conferência para o Diálogo Nacional”. Jamal Benomar manifestou-se convicto de que este acordo de paz “abrirá caminho para uma mudança pacífica e que irá lançar as fundações para uma cooperação nacional em nome da segurança e da estabilidade no país”.

Os rebeldes do Ansaruallah, que exigem a deposição do governo que acusam de corrupto, estão acampados há mais de um mês em Sanaa e nos seus arredores, nomeadamente na via que conduz ao aeroporto da capital iemenita. Os confrontos entre os rebeldes xiitas e combatentes sunitas levaram ao encerramento de universidades, escolas e comércio e à suspensão de voos internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR