Leonard Cohen chegou aos 80 anos este domingo. Apesar da idade, o camaleónico canadiano lança já na próxima terça-feira o seu 13º álbum, Popular Problems, mas até já pode ser ouvido aqui. Quem já o ouviu diz ser surpreendente e muito bom, mesmo que só tenha nove canções ao longo de 36 minutos onde aborda as suas preocupações e dilemas face ao mundo.

Popular Problems reflete o mundo em que vivemos”, afirmou Leonard Cohen esta semana em Londres, num encontro com jornalistas, explicando que o álbum reúne “uma ampla paleta de géneros”, como gospel, country e blues.

“I’m slowing down the tune/I never liked it fast”, canta Cohen logo aos primeiros segundos de “Slow”, música que abre Popular Problems. Apesar de a letra dizer que quer abrandar o ritmo, o que é certo é que, e tendo em conta a sua idade, Leonard Cohen tem tido um dos períodos mais ativos da sua carreira de 40 anos desde 2008. Nesse ano, após 15 anos ausente dos palcos, fez uma digressão mundial. E, em 2012, lançou o álbum Old Ideas.

“Toda a gente sofre e toda a gente luta por ser alguém, por ser reconhecido. É preciso perceber que a luta de um é igual à luta de qualquer outro; e o sofrimento também. Creio que nunca se chegará a uma solução política se não se perceber esta ideia”, disse, sobre o novo álbum.

Leonard Cohen publicou o primeiro álbum, Songs of Leonard Cohen, em 1967, já depois de ter feito trinta anos e de ter revelado a faceta literária, em particular com o livro de poesia “Let us compare mythologies” (1956) e o romance “O Jogo preferido” (1963).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

site oficial do músico tem incentivado, ao longo de toda a semana, os utilizadores das redes sociais a darem os parabéns a Leonard Cohen. Se também o quiser fazer, a hashtag é #LeonardCohen80.

https://twitter.com/EvilKanahdian/status/513633934811611136