O diretor do FBI, James Comey, disse esta quinta-feira que os Estados Unidos já identificaram o militante do Estado Islâmico que decapitou os dois jornalistas norte-americanos, James Foley e Steven Sotloff, noticiou a Agence France Press (AFP).

Comey não quis revelar nem a nacionalidade nem o nome do carrasco, dizendo apenas que o FBI está a tentar identificar dois militantes que aparecem nos vídeos do Estado Islâmico e que têm sotaque americano ou canadiano, escreveu a NBC News.

Em agosto, os serviços secretos do Reino Unido já tinham dito ter identificado o jihadista de sotaque britânico, indicando que este era de origem britânica, sendo conhecido, entre outros extremistas, por “Jihadi John”. O nome real do suspeito é Abdel-Majed Abdel-Bary, um jovem de 24 anos que cresceu na zona leste de Londres.

No dia 14 de setembro foi decapitado um cidadão britânico – David Haines – e a SITE Intelligence, organização que se dedica a seguir o rasto de terroristas internacionais e que noticiou em primeira mão o vídeo da decapitação de Sotloff, disse que o carrasco de Haines parecia ser o mesmo.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR