Teresa Bonvalot, a única portuguesa no Cascais Women’s Pro, foi eliminada esta sexta-feira pela australiana Stephanie Gilmore, na segunda ronda da nona e penúltima etapa do circuito mundial de surf feminino.

Na praia de Carcavelos, a surfista cascalense conquistou 10,56 pontos (5,83 e 4,73), que foram insuficientes perante os 14,17 (7,17 e 7) da atual terceira do “ranking” mundial e campeã do Mundo em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2012, que venceu o terceiro “heat” da repescagem.

“É ótimo competir com as melhores do Mundo, foi um ‘heat’ com melhores ondas, mas poucas”, afirmou Teresa Bonvalot, de 14 anos, após a derrota frente à única surfista que pode conquistar o título mundial no Cascais Women’s Pro, cujo período de espera decorre até segunda-feira.

A competir com um “wild-card”, tal como em 2013, “Teresinha” rejeitou qualquer frustração por ter voltado a ser eliminada na segunda ronda.

“Eu acho que é bom competir com as melhores, porque é uma experiência única. Estou satisfeita, porque o meu objetivo era aprender e tentar fazer o melhor surf. Senti-me confiante, gostei do mar. É algo a repetir”, rematou a campeã nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao vencer a portuguesa, Gilmore juntou-se às compatriotas Sally Fitzgibbons, atual líder do “ranking” mundial, e Tyler Wright, segunda do circuito, e à havaiana Carissa Moore, campeã do Mundo em 2011 e 2013 e quarta da hierarquia, na terceira eliminatória do campeonato.

Apesar de ocupar o terceiro lugar do circuito, Gilmore é a única com a possibilidade de conquistar o título mundial em Portugal, por serem excluídos os dois piores resultados da temporada. Para isso, tem de vencer o Cascais Women’s Pro, Wright não pode passar dos quartos de final e Fitzgibbons e Moore não podem chegar à final da prova.