A concessão de crédito ao consumo em Portugal aumentou 17,4% no primeiro semestre, em comparação com os primeiros seis meses de 2013. As empresas associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado concederam, em crédito ao consumo, 1.198 milhões de euros.

Os dados divulgados esta segunda-feira pela ASFAC mostram, em linha com a tendência dos meses anteriores, que o crédito clássico foi, na sua maioria, direcionado para a aquisição de meios de transporte, com 69,9% do total do crédito concedido. Seguiu-se o crédito pessoal, com 17,4% do total.

Em comparação com o período homólogo, o crédito concedido para aquisição de meios de transporte subiu 20,8% e o crédito pessoal cresceu 31,2%, segundo os dados.

Também o valor médio dos créditos está a subir, segundo a ASFAC. Em média, o valor atribuído por cada contrato durante os meses de janeiro a junho foi de 4.757 euros, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas empresas, o crédito ascendeu a 1.165 milhões de euros, a maioria na forma de crédito a fornecedores.

Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, estes “dados vêm confirmar a tendência de retoma económica que se tem verificado nos últimos meses”. “Os portugueses estão agora mais confiantes e começam a fazer as aquisições que tinham vindo a adiar devido à incerteza quanto à melhoria das condições económicas do país”, diz o responsável em comunicado da empresa.