Preocupados com o desperdício de água, dois alunos da universidade britânica de East Anglia, em Norwich, tiveram uma ideia: convencer os 15 mil alunos daquela faculdade a fazer a primeira urina do dia no chuveiro, em vez de na sanita. Pouco higiénico? Talvez, mas a quantidade de água poupada com a não utilização do autoclismo daria para encher 26 vezes uma piscina olímpica. Imagine-se.

“Fizemos as contas e este projeto tem potencial para ter um impacto fenomenal”, defendem Debs Torr e Chris Dobson, os dois estudantes de 20 anos que dão a cara pela campanha Go with the Flow (Ir com a Corrente, numa possível tradução para português). O objetivo é mudar os hábitos matinais dos cidadãos britânicos, começando pelo universo de East Anglia e alastrando depois para todo o Reino Unido. Se assim for, os números de poupança de água podem ser assombrosos.

“Com 15 mil estudantes a aderirem à campanha, conseguimos num ano poupar água suficiente para encher uma piscina olímpica 26 vezes”, garantem.

Segundo os dois jovens, é necessário desafiar mudanças no comportamento convencional para iniciar um debate amplo sobre o consumo de água que, dizem, é um recurso tomado muitas vezes por garantido. À BBC, os impulsionadores da campanha mostraram-se satisfeitos com o impacto geral que o projeto está a ter, principalmente porque não passa despercebido nem deixa ninguém indiferente: “ou adoram ou odeiam“, diz Dobson, que acrescenta que a campanha está em força no Twitter e Facebook e que até foram oferecidos talões-prenda às primeiras pessoas que aceitaram o desafio.

A ideia surgiu durante uma aula e foi consolidada depois de muita pesquisa na internet sobre os potenciais riscos de higiene e saúde, principalmente para aqueles que usam chuveiros públicos. E não há riscos? “Desde que a água esteja a correr não há nada de anti-higiénico”, dizem. A universidade de East Anglia é, aliás, a primeira a apoiar a causa: “o esforço destes estudantes encoraja todas as formas de empreendedorismo e atividade empresarial”, disse uma porta-voz citada pela BBC.

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