“Admito, sem qualquer problema, que não tenho tido tempo para ler nos últimos dois anos. Leio muitas notas, muitos textos legislativos, notícias, mas leio muito pouco”. A confissão é surpreendente, mas não seria polémica se não tivesse partido de Fleur Pellerin, a ministra francesa da cultura.

Numa entrevista ao Canal +, a governante contou ter tido um almoço muito agradável com o atual Nobel da Literatura Patrick Modiano, mas quando a jornalista lhe perguntou qual era o livro deste escritor que preferia, Pellerin hesitou, acabando por confessar que não lê um livro há dois anos, deixando a entrevistadora visivelmente perplexa.

https://www.youtube.com/watch?v=Ts1tFXJHD4U

As críticas não tardaram. O jornalista e escritor Claude Askolovitch escreveu no Huffington Post que a ministra se devia ter demitido. “‘Leio muito pouco’, assume portanto ‘sem qualquer problema’ a ministra da Cultura, e até agora ainda não se demitiu. Que lamentável”.

Pellerin foi ministra-adjunta, assumindo o pelouro da economia digital, até agosto, altura em que assumiu a pasta da Cultura, já sob o governo de Manuel Valls.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR